Na última semana, pais e responsáveis da Escola Municipal Coronel Almeida, localizada no Centro de Mogi das Cruzes, foram recebidos pela equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação para uma importante reunião sobre a alimentação escolar e o cotidiano da merenda. O encontro integra uma programação destinada a conscientizar os pais e esclarecer dúvidas sobre a alimentação oferecida nas unidades escolares.
Com base nos dados compilados pelo Programa de Indicadores da Saúde na Escola (PISE), conduzido pelo DAE desde 2021, a equipe está visitando as escolas para compartilhar mais informações sobre a alimentação servida aos alunos. "A reunião foi muito produtiva. É uma oportunidade para discutir sobre alimentação saudável e também apresentar todo o funcionamento da alimentação escolar, que atende mais de 47 mil alunos na cidade", afirmou o diretor do DAE, Caio Lage.
Sheila Aparecida de Jesus, mãe de Heloisa de Jesus Quintiliano, estudante do 1º ano do ensino fundamental, elogiou a iniciativa de conhecer de perto o trabalho realizado. "É muito interessante saber como eles operam. Eu tinha uma percepção de quando eu era aluna, mas agora, como mãe, é totalmente diferente. Foi muito bom conhecer toda a logística envolvida. É algo que a gente não consegue imaginar", compartilhou.
O cardápio oferecido pela rede municipal é equilibrado e atende às necessidades nutricionais dos alunos de acordo com sua faixa etária, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Durante a reunião com os pais, também apresentamos estratégias para oferecer uma alimentação saudável em casa, complementando o que é feito na escola. Por meio dos projetos de Educação Alimentar e Nutrição, essa abordagem é reforçada com atividades realizadas nas escolas com os alunos", explicou a nutricionista responsável do DAE, Bruna Mariana Braga.
Por meio do PISE, neste ano, uma pesquisa abrangente sobre os hábitos alimentares dos alunos foi conduzida, e a avaliação in loco do programa está em andamento nas creches. Na rede municipal de ensino, são oferecidas em média 170 mil refeições, e no ano passado, o município mais uma vez ultrapassou o percentual de investimento na agricultura familiar, atingindo 69%.