Mogi das Cruzes

Operação Inverno da Assistência Social reforça atendimento a pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes

Ação emergencial amplia acolhimento noturno durante o período de frio intenso no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos

Redação

Publicado

há 7 meses

em

Operação Inverno da Assistência Social reforça atendimento a pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes

Foto: Warley Kenji/PMMC

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou no sábado, 01 de junho, a Operação Inverno, uma ação destinada a intensificar o atendimento às pessoas em situação de rua durante o período de frio intenso. A operação envolve a abertura do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, localizado no Mogilar para acolhimento emergencial, uma prática que já ocorre nos últimos três anos, além da ampliação dos horários das equipes de abordagem social.

O Ginásio é equipado para receber pessoas em situação de rua, oferecendo pernoite com camas, travesseiros e cobertores, além de serviços de higienização, alimentação e roupas, conforme doações do Fundo Social de Mogi das Cruzes e da Assistência Social. A comunidade também pode contribuir com doações de roupas e agasalhos, entregando-os diretamente no Ginásio a partir das 19h30.

A operação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que cedeu o espaço. Assim como nos últimos dois anos, os animais de estimação das pessoas em situação de rua também serão acolhidos. O acolhimento começa a partir das 19h30, com atendimento até às 7 horas do dia seguinte, oferecendo 30 vagas por noite. Antes de saírem pela manhã, todos terão acesso ao café da manhã.

O atendimento será por demanda espontânea, sem necessidade de triagem ou encaminhamento prévio. As equipes da Secretaria de Assistência Social realizarão uma abordagem inicial para verificar se a pessoa já está em outro acolhimento institucional. Será verificada também a vinculação da pessoa com o município e, caso não seja morador, será oferecido encaminhamento para a cidade de origem.

Os horários de atendimento da abordagem social também serão ampliados, passando a funcionar das 7h às 22h, incluindo finais de semana e feriados. O horário anterior era das 7h às 20h em dias úteis e das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados. Esses horários podem ser ajustados conforme a demanda identificada e as oscilações de temperatura.

Durante as abordagens, os agentes sociais incentivam as pessoas a deixarem a situação de rua, oferecendo acolhimento e encaminhamento a outros serviços. As abordagens são voluntárias, sem caráter coercitivo. As equipes atuam em locais mapeados e atendem solicitações pelo telefone (11) 97096-0923.

O Centro POP, situado no Mogilar, é a unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O Centro POP oferece atividades voltadas para o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, além de orientação individual e grupal e encaminhamento a outros serviços socioassistenciais e políticas públicas.

Para mais informações sobre os serviços, os telefones de contato são 4796-3862 e 4790-1244.