Mogi das Cruzes

Mogiano vence a Covid-19 e se destaca como atleta

Ao vencer a Covid-19, o empresário começou a praticar esportes, tornou-se praticante de Powerlifting e participou do campeonato da IPF

Tatiana SilvaMirian Sarmento

Publicado

há 2 anos

em

Mogiano vence a Covid-19 e se destaca como atleta

Divulgação

O empresário Emanuel Toledo de Barros, de 41 anos, nascido em Mogi das Cruzes, sobreviveu à Covid-19 e se tornou praticante de Powerlifting (esporte de força, onde o atleta precisa levantar o maior peso possível). No início da pandemia, ele contraiu a doença e teve sintomas como: perda de olfato, febre e falta de ar.

Emanuel conta que se medicou por conta própria, com antibióticos e antialérgicos, suspeitando ser apenas uma crise de sinusite crônica. No dia 11 de julho de 2020, foi pela segunda vez ao hospital, com tosse e falta de ar. Foi internado imediatamente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), pois sua saturação não aumentava e precisou usar máscara de oxigênio.

O mogiano teve o seu pulmão tomado em cerca de 65% pela doença e não reagia aos medicamentos. Logo após o diagnóstico, os médicos optaram pela intubação, caso não houvesse melhora do quadro.

“Nunca fui muito religioso, porém, acredito que Deus se manifeste das formas necessárias para que nossa fé e força venham e movam montanhas de fato. Domingo na UTI, acabei cochilando e, ao acordar, vi a imagem do meu pai, falecido há três anos, parado na porta da UTI, de braços cruzados e sorrindo, no seu sorriso entendi que ele dizia: ‘Eu estou aqui com você, e sairemos daqui juntos’”, lembrou Emanuel.

Neste dia, foi iniciado um tratamento de ventilação mecânica não invasiva (VNI) e, após quatro dias, o tratamento foi eficaz. No dia 18 de julho de 2020, o empresário recebeu alta médica e continuou o tratamento com oxigênio em casa, acompanhado da fisioterapia. Em setembro do mesmo ano, ele tomou a iniciativa de frequentar uma academia localizada próximo a sua casa. 

Os treinos eram de musculação e, em julho de 2021, começou a treinar Powerlifting, que é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos.
O primeiro campeonato oficial que ele participou foi da IPF (International Powerlifting Federation), em setembro de 2021. Desde então, participou de quatro campeonatos oficiais e, em todos, conquistou um lugar no pódio. Em menos de um ano, já foi campeão Paulista Powerlifting 2021.
Emanuel Barros recebeu a convocação da Seleção Brasileira para o Sul-americano, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de setembro de 2022, em Caçador (SC).