Guararema

Emec de Guararema atende pais e alunos

As ações educativas direcionadas aos cuidadores visa estimular a autonomia familiar e favorecer o desenvolvimento das crianças

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Emec de Guararema atende pais e alunos

Divulgação

A Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) “Adibe Sayar Daher” atende crianças da Rede Municipal de Ensino de Guararema que apresentam necessidades educacionais especiais, em período de contraturno escolar.

Além disso, a unidade oferece oportunidades de diálogos e de trocas de experiências às pessoas (familiares, responsáveis e educadores) que cuidam de crianças com necessidades educacionais especiais é uma forma de potencializar e qualificar as ações cuidadoras. O objetivo é estimular a autonomia familiar e favorecer o desenvolvimento integral das crianças.

As ações educativas direcionadas a cuidadores estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente os de número: 03 - Saúde e Bem-estar; e 04 - Educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

Os encontros mensais do Projeto, que teve início no dia 28 de junho, contam com a participação de profissionais de psicologia, psicopedagogia, pedagogia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, serviço social, dentre outros.

Além de fornecer orientações e suporte aos familiares e responsáveis pelas crianças atendidas na Emec, o Projeto pretende proporcionar espaços e oportunidades para discussões, rodas de conversa e grupos temáticos de discussão, atividades reflexivas, de trocas de experiências entre pais, mães, responsáveis e educadores, estimulando o cuidado e promovendo o protagonismo, a autonomia e a efetiva garantia de direitos.

O psicólogo Marcos Salles de Oliveira, profissional da Rede Municipal de Ensino, responsável pela elaboração do projeto, reforça que para cuidar de crianças é imprescindível cuidar de quem cuida delas. “O diálogo mostra-se como uma poderosa ferramenta que possibilita trocas com outros que vivenciam situações próximas e, além disso, tem grande valor devido ao enriquecimento, às possibilidades de tomadas de consciência dos medos e expectativas e desenvolvimento de formas diversas de cuidados”, completa.

Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação com a proposta de construir pontes bem alicerçadas para estabelecer os vínculos com as famílias, para que, juntos, apoiem a trajetória escolar e de vida das crianças, além de estimular a perspectiva de proteção integral entre as esferas da Família, da Sociedade e do Poder Público.