Mogi das Cruzes premia alunos vencedores do Concurso Mobilidade e Educação

A Prefeitura também promoveu plantios de mudas de árvores em parques; o evento encerra as atividades do Movimento Maio Amarelo e faz parte da programação do Junho Ambiental

Gabriel Bispo/PMMC

Na manhã desta quinta-feira (17/06), a Prefeitura de Mogi das Cruzes premiou os vencedores do Concurso Mobilidade e Educação “Caminho Seguro para a Escola”, uma iniciativa desenvolvida em parceria entre as Secretarias Municipais de Transportes e de Educação. Durante a ação, realizada no Parque Centenário, também foram plantadas mudas de árvores pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O evento encerra oficialmente as atividades do Movimento Maio Amarelo e faz parte da programação do Junho Ambiental.

O Concurso Mobilidade e Educação “Caminho Seguro para a Escola” foi voltado para alunos das redes municipal, estadual e particular. Os trabalhos foram divididos em subcategorias, que tiveram linguagens específicas e formatos diferentes de acordo com a idade dos participantes e os anos que eles estão cursando. Os alunos apresentaram trabalhos com temas ligados ao trânsito e mobilidade urbana, integrados com os protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia. A confecção teve o acompanhamento dos professores. 

O prefeito Caio Cunha compareceu ao evento, ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami e das secretárias municipais de Transportes, Cristiane Ayres; do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, além do secretário municipal de Educação, André Stábile.

“A sustentabilidade é um dos pilares da gestão e depende de ações integradas em vários setores. A conscientização no trânsito, a educação e o meio ambiente são temas ligados para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Caio Cunha.

Os vencedores receberam um notebook, os segundos e terceiros colocados ganharam um tablet cada. Além disso, todos os estudantes que tiverem seus trabalhos enviados para a Secretaria Municipal de Educação receberão certificado de participação. 

Entre as escolas municipais, na categoria Educação infantil e Educação Especial, o primeiro lugar ficou com a aluna Valentina Horita de Oliveira Machado, da Escola Municipal Vanda Constantino da Costa. Já entre os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I e Educação Especial, a vencedora foi Lívia Rafaela Rodrigues Souza, da Escola Municipal Professor Demerval Arouca.

Já na categoria 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e Educação Especial, a primeira colocação foi para Samuel de Santana Ferreira Nunes, da Escola Municipal Rural Geralda Ferraz de Campos. Na faixa do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e Educação Especial, Bianca Battestin Gonçalves, do Cempre Benedicto Ferreira Lopes, venceu.

Entre as unidades estaduais, Kamilly Faravola da Silva, da Escola Estadual Gabriel Pereira, ficou com o primeiro lugar na categoria 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e Educação Especial. Nas escolas particulares, Lucas Felipe dos Santos Freitas, do Colégio Amor ao Saber, foi o vencedor na categoria 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I e Educação Especial, enquanto Thiago Abrahão Rodrigues Leite, do Instituto Educacional NEC, ficou com a primeira colocação entre os estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e Educação Especial.

Plantios

A programação do Junho Ambiental incluiu três plantios de árvores nesta quinta-feira (17/06). O primeiro aconteceu às 9 horas, na avenida Pedro Romero, e o segundo foi realizado às 10 horas, no Parque Centenário, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, durante o evento de premiação. Além disso, o Parque da Cidade também recebeu um plantio de mudas, em parceria com uma empresa.

Junho Ambiental

Nesta sexta-feira (18/06), o Junho Ambiental reserva mais eventos. Às 9 horas, ocorrerá uma Doação de Mudas acompanhada de QR Code e cartilhas na Praça Norival Tavares, no Parque Monte Líbano. A participação é livre. No mesmo horário, a programação prevê uma ação de plantio de árvores na Praça do Cemitério São Salvador. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone 4798-5959.

Às 10 horas, será a vez do webinário "Guarda responsável de animais domésticos", que será livre e ocorrerá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a participação de Eduardo Sigahi. O evento terá transmissão pelo Youtube da Prefeitura de Mogi das Cruzes (clique aqui).