Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes é selecionada para compor a Aliança de Dados para Cidades da Bloomberg Philanthropies

Líderes locais que fazem parte desse grupo assumem o compromisso público de estudar e compreender as necessidades da comunidade

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Mogi das Cruzes é selecionada para compor a Aliança de Dados para Cidades da Bloomberg Philanthropies

Foto: Divulgação/Bloomberg Philanthropies

No último dia 16, a cidade de Mogi das Cruzes foi indicada para fazer parte do grupo que irá se juntar com a Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, que é formado por lideranças de cerca de 20 cidades das Américas do Norte e do Sul. O anúncio da indicação foi feito em um encontro que dura três dias e é oferecido pela organização aos prefeitos das cidades selecionadas, com oficinas, palestras e workshops, em Baltimore, nos Estados Unidos. 

A princípio, essa aliança tem o intuito de auxiliar os líderes locais, acelerando suas práticas de dados e entregas de resultados excepcionais para a população. A inclusão dessas novas 20 cidades no Bloomberg, eleva o número de municípios selecionados para 42 cidades, em sete países da América. Representando o Brasil, dentre os mais de 5500 municípios nacionais, Mogi das Cruzes foi selecionada ao lado de outras três cidades: Niterói (RJ), Maceió (AL) e Recife (PE). 

Como parte do programa, os prefeitos e líderes locais participarão de treinamentos executivos e buscando orientações sobre como aproveitar os dados para fortalecer as operações do governo municipal, acompanhando a inovação nos serviços públicos e alcançando resultados mais fortes para a população. Dentre as ações possíveis, estão a melhoria do acesso aos cuidados de saúde, a sobrevivência dos sistemas de gestão de resíduos, a expansão de programas habitacionais acessíveis e o combate à falta de moradia. Unindo esforços, esses líderes locais assumem um compromisso público compartilhado de utilizar os dados para compreender melhor as necessidades da comunidade. 

O prefeito, Caio Cunha, celebrou a inclusão da cidade entre as 100 mais comprometidas com a transparência na administração e gestão de dados do setor público. "Nossa equipe de gerenciamento está totalmente engajada na utilização de dados em prol do interesse público, sempre pensando nas gerações futuras. Nosso objetivo é realmente fazer a diferença para os cidadãos que servimos. Com as capacitações recebidas através deste programa, seremos capazes de agir com maior agilidade, inteligência e inovação", afirmou o prefeito.

“Esses 20 prefeitos foram selecionados por causa de sua liderança no uso de dados para informar a tomada de decisões e responder a desafios, e este programa os ajudará a levar esse trabalho para o próximo nível”, disse Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies.

Bloomberg

Criada em 2022 com um investimento de US$ 60 milhões da Bloomberg Philanthropies, a Aliança de Dados para Cidades da Bloomberg Philanthropies auxilia municípios nas Américas do Norte, Central e do Sul, com 100.000 habitantes ou mais, que já se destacaram pela gestão baseado em dados, a alcançarem resultados ainda mais influentes para sua população.

A Aliança de Dados para Cidades da Bloomberg Philanthropies é realizada em parceria com o Bloomberg Center for Government Excellence da Johns Hopkins University, juntamente com outras instituições igualmente importantes.