Mogi das Cruzes

Mogi aprova lei para proteção dos direitos dos consumidores

Os recursos serão utilizados em atividades educativas e no financiamento de pesquisas sobre o mercado de consumo municipal

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Mogi aprova lei para proteção dos direitos dos consumidores

Foto: Divulgação/PMMC

No último dia 17, em sessão ordinária, a Câmara Municipal da cidade de Mogi das Cruzes aprovou por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 28/2023, de autoria do prefeito do município, Caio Cunha (PODE). A iniciativa do projeto visa estabelecer o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC) e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (CONDECON).

De acordo com a Prefeitura da cidade, a criação do FMPDC e do CONDECON é importante por conta das constantes alterações que o mercado de consumo sofre. “Com a criação dinâmica de novas formas de aquisição e fornecimento de serviços, exige-se uma adaptação do atendimento aos consumidores, a melhoria na qualificação dos servidores, a criação de novas formas de apresentação da reclamação por meio de plataformas digitais e a implementação de processos digitais que possibilitem a consulta online dos nossos consumidores”.

O CONDECON terá diversas atribuições, incluindo a formulação de estratégias e diretrizes para a política municipal de defesa do consumidor, a análise e aprovação de projetos científicos e de pesquisa relacionados à proteção e defesa do consumidor, assim como a aprovação, publicação e prestação de contas anual do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Por sua vez, o FMPDC tem como principal objetivo prevenir e reparar os danos causados à coletividade de consumidores no âmbito do Município de Mogi das Cruzes. Os recursos do fundo serão utilizados em atividades e eventos educativos, culturais e científicos, na produção de materiais informativos voltados para a educação de fornecedores e consumidores, bem como no financiamento de pesquisas e estudos sobre o mercado de consumo municipal, realizados por profissionais ou instituições especializadas e sem fins lucrativos, dedicados à pesquisa, ensino ou desenvolvimento institucional.

Proteção e Defesa do Consumidor

Essa iniciativa fortalece a proteção e defesa dos direitos do consumidor em Mogi das Cruzes, garantindo que a coletividade seja amparada diante de práticas abusivas e lesivas. A criação do FMPDC e do CONDECON representa um avanço significativo para o município, proporcionando uma maior transparência, participação e proteção aos consumidores locais. A medida tem o objetivo de demonstrar o compromisso da administração municipal em assegurar a qualidade dos serviços e a satisfação dos consumidores locais, fortalecendo as relações de consumo de forma justa e equilibrada.