Mogi das Cruzes

Legislativo de Mogi pede abertura do PS do Luzia de Pinho Melo

Documento assinado por todos os vereadores argumenta que houve um aumento substancial de pacientes na procura pela rede pública nos últimos anos

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Legislativo de Mogi pede abertura do PS do Luzia de Pinho Melo

Divulgação

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), a Moção nº 82/2022, assinada por todos os vereadores da Casa. A iniciativa pleiteia, junto ao Governo do Estado de São Paulo, a reabertura direta ao público do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. 

Representantes do Legislativo argumentaram que houve um aumento considerável na procura de pacientes pela rede pública nos últimos anos, causado tanto pela pandemia da Covid-19 quanto pela demanda acumulada de outras enfermidades que tiveram seu atendimento suspenso durante esse período.

Também, recentemente, a diretoria da Santa Casa de Mogi das Cruzes cogitou não renovar o convênio do pronto atendimento com a Prefeitura. A instituição, na ocasião, afirmou que o fim do atendimento “porta-aberta” no PS do Luzia estaria causando uma sobrecarga na entidade filantrópica.

Durante a sessão, o presidente da Câmara e vereador Marcos Furlan (Pode) comentou sobre o tema. Na visão do parlamentar, o fechamento do Pronto-Socorro do Hospital Luzia  poderia ser motivo de uma moção de repúdio. 

“Os pacientes ficam vários dias nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) por causa da falta de vagas nos hospitais do nosso sistema público. A Santa Casa está sofrendo com a superlotação. Temos que acionar os outros prefeitos, os deputados da região e pressionar para reabrir o PS do Luzia”, protestou.

Já o vereador Otto Rezende (PSD) falou sobre a necessidade de ampliar os leitos de internação dos hospitais públicos, tanto de Mogi das Cruzes quanto da região. Segundo ele, o mais importante são os leitos de internação do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). 

“É fundamental expandir esses leitos para receber os pacientes que vêm das UPAs. A população está envelhecendo. Muitos idosos precisam de suporte, mas não necessariamente de um hospital. Precisamos começar a pensar nisso”, afirmou o vereador.

Agora, o documento do Legislativo deve ser encaminhado para o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), e para o diretor do Hospital Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana Barbosa.