Mogi das Cruzes

Escola Clínica de TEA (Transtorno do Espectro Autista) será inaugurada no bairro do Rodeio

O objetivo da instituição de ensino especializada é ajudar na reabilitação e no estímulo do neurodesenvolvimento das pessoas com TEA, entre crianças, adolescentes e adultos

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Escola Clínica de TEA (Transtorno do Espectro Autista) será inaugurada no bairro do Rodeio

Reprodução/CMMC

Vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes participaram na manhã deste sábado (9) do lançamento da pedra fundamental da Escola Clínica de TEA (Transtorno do Espectro Autista), que será inaugurada na Avenida Pedro Romero, ao lado da UPA do Rodeio e nas imediações do Centro Municipal de Paradesporto.

O evento marca o primeiro passo para garantir educação de qualidade para os autistas mogianos. No ano retrasado, a Casa de Leis da Cidade, por meio da Indicação 648/2020, sugeriu o investimento ao prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode).

A recomendação feita pelo documento legislativo tem como autor o presidente da Câmara, Marcos Furlan (Pode).

A ideia surgiu a partir de reivindicação ao vereador Furlan feita por mães de autistas da entidade REUNIDA (Rede Unificada pelo Autismo), instituição internacional que agrega familiares de autistas.

O vereador Zé Luiz (PSDB), que discursou em nome da Câmara Municipal, lembrou que houve avanços na questão do autismo. “A palavra de Deus diz que há um tempo para todas as coisas e nós estamos vivendo um novo tempo. E nesse novo tempo o que precisamos fazer é dar as mãos. Nós tivemos alguns avanços nessa questão do autismo, mas a gente sabe que ainda precisamos avançar mais. Mogi vai ser referência nacional e nós vamos continuar trabalhando para que Mogi seja destaque”, observou.

O objetivo da instituição de ensino especializada é ajudar na reabilitação e no estímulo do neurodesenvolvimento das pessoas com TEA, entre crianças, adolescentes e adultos.

Na unidade, o público-alvo terá acesso ao atendimento de profissionais da Saúde e da Educação especializados. A Clínica Escola será viabilizada por meio de verba de R$ 1 milhão obtida pelo deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD).

 “Hoje vamos dar início a parte estrutural porque esse projeto já começou de modo colaborativo, com a participação ativa das mães que estão diretamente ligadas a esta causa nobre. A clínica vai oferecer atendimento multidisciplinar, com capacidade de atender cerca de 1200 beneficiários por mês”, explicou a secretária municipal de Educação, Patrícia Helen.

Marcela Lourenço, representante dos Autistas de Mogi das Cruzes, agradeceu pela clínica e disse que o equipamento será uma referência para o mundo. “Até a acústica foi pensada para permitir que as pessoas do espectro se sintam bem de acordo com as necessidades delas. Isso é o primeiro passo, nós vamos continuar construindo juntos e lutando juntos. Hoje nos sentimos dignos, vitoriosos e pertencentes a este mundo.”

“Quero parabenizar as mães porque foram elas que despertaram em mim e no prefeito Caio Cunha esta necessidade. Políticas públicas de uma cidade nascem exatamente assim, com a população despertando as suas necessidades e encontrando nos homens públicos, no prefeito, nos vereadores, a sensibilidade necessária para priorizar aquilo que está sendo apresentado.