A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos; é uma tradição religiosa que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O Tríduo Pascal é o momento mais importante desta semana, já que representa a salvação humana e a renovação da vida. Ela teve início nesta quinta-feira (14) e finaliza na manhã do domingo de Páscoa.
A Catedral de Sant’Anna de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial para as celebrações nestes quatro dias. A primeira liturgia é a missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na Quinta-feira Santa (14). O bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, preside, às 19h, na Catedral, a celebração que recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação - é a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço).
Na Sexta-Feira da Paixão (15) é o dia da Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15h, com dom Pedro Luiz Stringhini, dia de Jejum e abstinência. Ainda às 18h30, haverá a Procissão do Senhor Morto, com saída da Igreja Nossa Senhora do Carmo em direção à Catedral.
No Sábado Santo (16), às 19h, é a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), também presidida pelo bispo diocesano na Catedral Sant'Ana. Esta é a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, em que é lembrada a vitória de Cristo sobre a morte.
No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor (17), dom Pedro Luiz Stringhini estará, às 11h e às 17h30, na Comunidade Sagrada Família, na Vila Piauí, em Ferraz de Vasconcelos.
Na Catedral, em Mogi, haverá missas no Domingo de Páscoa, às 7h, 9h, 11h, 17h30 e 19h.
Teatro
Além da programação religiosa da Catedral Sant’Anna, neste sábado (16), às 19h, o Fundo Social de Mogi das Cruzes, em parceria com o coletivo 4Kingdom e a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, vai promover o Auto de Páscoa “Vinde A Mim”, um espetáculo teatral em celebração à Páscoa, que acontecerá no Theatro Vasques. A troca do ingresso por um quilo de alimento não-perecível foi realizada no Fundo Social.
O espetáculo será protagonizado por artistas mogianos, que desejam propagar uma mensagem de amor e esperança. Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a partir das instituições, associações e lideranças de bairro cadastradas junto ao Fundo Social da cidade.