Mogi das Cruzes

37º Festival Akimatsuri promove imersão na cultura japonesa

Tradição intercultural . Imersão na Cultura Japonesa; Akimatsuri oferece variedade de atrações para todos os gostos e idades

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 7 meses

em

37º Festival Akimatsuri promove imersão na cultura japonesa

Crédito da foto: PMMC

Começa neste final de semana, dias 06 e 07, o 37º Festival de Outono Akimatsuri, o segundo maior festival japonês do país. O evento, organizado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, oferecerá diversas atrações artísticas, culturais e gastronômicas para proporcionar uma verdadeira imersão na cultura japonesa. Os visitantes poderão desfrutar de todas as atividades nos dias 13 e 14 também, na Avenida Japão, nº 5919, bairro da Porteira Preta, em Mogi das Cruzes, das 10 às 22 horas aos sábados e das 10 às 21 horas aos domingos, em uma área de 240 mil metros quadrados.

 

No palco do festival, mais de 60 atrações subirão, entre elas, grupos de danças folclóricas japonesas, bandas de J-Pop, cantores nikkeis e variados grupos de taikos (tambores japoneses), que trazem um pouco da cultura de várias províncias do Japão. O festival também tem concurso de Miss Akimatsuri (no primeiro sábado) e o Miss e Mister Akimatsuri Júnior, voltado para crianças de 6 a 9 anos (no segundo sábado). A área do palco é coberta e tem cadeiras para conforto e comodidade do público.

 

 

Para os apreciadores da cultura de Okinawa, o festival reserva uma surpresa especial. No domingo, dia 07, a partir das 18h30, acontecerá o “Uchiná kai Mensorê – Bem-vindo à Okinawa”, um show especial que reunirá grandes nomes da cultura okinawana, incluindo a banda Heroes Sanshin Band, o grupo de taiko Yuriki no Kizuna Eisa Taiko e o grupo de dança Takaryu Hananokai Juliana Izu Renjo.

 

“O palco do Akimatsuri sempre oferece um mix da cultura japonesa. Em quatro dias de atividades, temos desde artistas que tocam instrumentos clássicos como shamisen e músicas enka, até os grupos de K-Pop que estão em alta na atualidade.”

Neste ano, o Akimatsuri apresenta algumas novidades, incluindo um concurso de cosplay, que acontecerá no segundo domingo do festival, dia 14 de abril, a partir das 11 horas.

 

Outra atração bastante esperada é a cerimônia de tooro nagashi – o ritual de soltar os barquinhos de isopor com velas na lagoa para homenagear as almas dos antepassados. Este momento, que acontece no sábado (06), a partir das 17h45, atrai mais de 3 mil pessoas todos os anos.

 

Os barquinhos são confeccionados pelas escolas japonesas de Mogi das Cruzes e podem ser adquiridos no evento a R$ 20,00 ou as famílias podem levar os seus, feitos em casa.

 

Outro destaque do festival é a Exposição Agrícola, que destaca a produção hortifrutigranjeira da região, com mais de 500 itens doados por cerca de 120 produtores de flores.