Vanessa fala da sua experiência no Fundo Social

Arquivo Pessoal

Vanessa Noronha Leite, nasceu e foi criada em Guararema, casada com Adriano de Toledo Leite, teve sua filha, Alícia de 6 anos. Iniciou sua carreira profissional em uma academia de natação da cidade e posteriormente, trabalhou em uma fábrica em Guararema, a MSG, mais conhecida como “fabriquinha”. Lá viveu boa parte da sua vida, teve muitas experiências e aprendeu muito com o seu ex-patrão, Marcos Ribas. Formada em Direito, exerceu sua profissão, porém deixou o lado Advogada para viver essa experiência de ser presidente do Fundo Social.

Vanessa para o município de Guararema. Como foi o ano de 2018 na ótica como presidente do Fundo Social?
"Embora este ano tenha sido atípico, por conta de eleições, mudanças no comando, foi um ano bom para o Fundo Social com muitas vitórias e realizações. Acredito que entre elas, a maior foi conseguir realizar o Casamento Comunitário, algo inédito em Guararema e um sonho de muitos casais. Tivemos várias ações e cursos, dentre as quais eu cito oficina aberta de Costura, que vem dando bons resultados; o curso de Pedreiro, também com resultados positivos; curso de panificação, entre outros".
Quais os principais avanços que o fundo social teve neste ano?
"Acredito que o maior avanço do Fundo Social foi nos desvincular um pouco do assistencialismo e partir para o que eu acho que o Fundo Social realmente deve fazer que é dar a vara e ensinar a pescar oferecendo capacitação para as pessoas".
E as maiores dificuldades, quais foram?
"Nossa maior dificuldade, e eu acredito que todos passaram por isso, foi manter em funcionamento todos os cursos e projetos diante da crise. Porém, graças a Deus e a muitos parceiros tivemos a oportunidade de realizar estes cursos e projetos e hoje com o término do ano nós só colhemos coisas boas!"
E para 2019 quais são suas expectativas?
"As expectativas são as melhores possíveis, planejar e concretizar novos projetos; realizar novamente o Casamento Comunitário, que acho que é um sonho para muitas pessoas e se tornou o meu sonho; fortalecer e dar continuidade aos nossos cursos e também aos cursos que trabalhamos em parceria com o Fundo Social do Estado. Teremos muitas novidades, como por exemplo, o curso de Depilação e Design de Sobrancelha, que abre inscrição no dia 26 de dezembro e será bastante proveitoso para a população."
Para você Vanessa, qual mensagem deixa para os moradores de Guararema neste fim de ano?
"Desejo para todos os moradores de Guararema um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de novas esperanças com forças renovadas, repleto de muita felicidade, amor e paz, que é o que estamos precisando. Deixo as melhores vibrações para os guararemenses, que são pessoas de garra, pessoas solidárias e sempre dispostas a ajudar. Que neste ano de 2019 nós possamos juntos ajudar ainda mais pessoas a realizar os seus sonhos! Que Deus abençoe a todos os lares com muita paz e amor!"