Três novos procedimentos de saúde são disponibilizados na Rede Pública de Guararema

Os exames de Eletroencefalograma, Ecocardiograma e Espirometria podem ser feitos por meio de pedido médico no Cesap

Prefeitura Municipal de Guararema

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 27, que a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema ampliou a lista de exames disponibilizados na Rede Pública, incluindo três novos procedimentos: o Eletroencefalograma, Ecocardiograma e a Espirometria.

O Eletroencefalograma é um exame que avalia a atividade elétrica do cérebro. Já o Ecocardiograma é um procedimento de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som, e neste primeiro momento, os grupos prioritários para realização deste procedimento são idosos e pacientes em recuperação da Covid-19.

O exame de Espirometria é importante para analisar a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz. A Espirometria já era realizada em enfermos do ambulatório pós-Covid-19 e agora foi ampliada para pacientes com pedido médico.

“Incrementar a lista de exames realizados pela Secretaria de Saúde de Guararema é algo que buscamos constantemente no nosso município. Sabemos da importância da realização destes procedimentos principalmente no momento pandêmico que vivemos”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Os procedimentos são realizados por meio de pedido médico, no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap).