Guararema

Semana da Música é celebrada em Guararema

Celebração passou a integrar o calendário do município em setembro de 2021

Mirian Sarmento

Publicado

há 2 anos

em

Semana da Música é celebrada em Guararema

Autoria é da vereadora Vanessa/Foto: Divulgação

Em Guararema, no dia 1 de outubro, teve início a “Semana da Música”. A data foi um projeto criado pela Vereadora Vanessa Martins, que passou a integrar o Calendário Municipal. Ela foi instituída no âmbito do município em 24 de setembro de 2021, passando a ser comemorada, anualmente, na primeira semana de outubro.

Segundo a vereadora Vanessa, a data é uma forma de homenagear uma das áreas culturais mais fortes e marcantes no país, que é a música, e tem como objetivo incentivar, na população, o gosto estético pela música, conscientizando os cidadãos da sua importância, não apenas da arte e lazer ou expressão cultural e religiosa, mas também levando em conta o recurso terapêutico no tratamento de enfermidades.

A música é uma vertente artística capaz de promover diferentes sensações em quem a ouve, além de sentimentos como melancolia, euforia, alegria, espanto, entre outros. A música também é utilizada como método de socialização e aprendizado para as crianças, além de ajudar nos casos de ansiedade.

Este ano, a vereadora escolheu Auslei Saru Magela, o Saru, para relatar a importância da música em sua vida.

Saru conta que a música chegou em sua vida ainda muito cedo, através de seu pai Geraldo Magela, que era cantor, violinista e compositor. Saru ainda se lembra dos encontros musicais que faziam em sua casa, com a participação de seu padrinho Oswaldo Hardt. “Mas o primeiro contato com a música foi na escola de samba, com 8 anos, tocava tamborim e depois surdo”

Com mais ou menos 15 anos, montou a primeira banda de rock e, nesse mesmo tempo, teve o primeiro contato com as drogas. Quando se deu conta, já haviam se passado 14 anos e já era um dependente químico, já viciado em crack. Teve que se internar para fazer tratamento e dar volta por cima, onde a música entrou salvando sua vida pela primeira vez.

”Assim que saí da casa de recuperação, recebi um convite, ao qual sou e serei eternamente muito grato. Foi quando comecei o Grupo Samba Quem Quer, e nos mantivemos juntos por 10 anos, fazendo shows por toda a região do Vale e Alto Tietê”, relembra o artista.

“Após esses 10 anos, resolvemos parar com shows para fora da região e começamos trabalhar em um outro projeto Samba de Rua, onde fazíamos show nas praças”, completa Saru.

A partir da semana que vem, a prefeitura de Guararema estará divulgando a programação de eventos em comemoração à Semana da Música. A festividade ocorre entre os dias 14 a 22 de outubro.