Guararema

Roda de Conversa 'O Legado do Negro Brasileiro' acontece no dia 23 em Guararema

O evento celebrado na Semana da Consciência Negra promete oferecer uma análise profunda sobre a história e o papel da comunidade negra

Gabriella Barrachi

Publicado

há 1 ano

em

Roda de Conversa 'O Legado do Negro Brasileiro' acontece no dia 23 em Guararema

Foto: Câmara Municipal de Guararema

Na próxima quinta-feira (23 de novembro), às 19 horas, a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” recebe a roda de conversa da Semana da Consciência Negra, uma iniciativa aberta pela Lei 3410 de 14 de julho de 2021- que institui a Semana da Consciência Negra, de autoria do vereador Dé.

 O título do evento, "O Legado do Negro Brasileiro", reflete a intenção de seu organizador em proporcionar uma reflexão profunda sobre a história e a importância do papel desempenhado pela comunidade negra no Brasil. Em entrevista, o vereador Dé destacou que a Semana da Consciência Negra visa promover a conscientização por meio de debates, seminários e rodas de conversa, tanto nas instituições educacionais quanto na sociedade civil.

 A escolha da data não é casual. Embora o Dia da Consciência Negra seja realizado em 20 de novembro, a decisão de incluir as atividades ao longo da semana visa oferecer às pessoas a oportunidade de participar de eventos que proporcionem uma compreensão mais profunda da causa. É importante que compreender a história seja um compromisso e um dever de todos, pois é a partir do entendimento que surge a valorização e o respeito.

 Ao abordar a questão do preconceito e do racismo, o vereador destacou a necessidade de considerar a existência desses problemas, mesmo em um país onde muitas vezes a hipocrisia impera. "Vivemos em um país onde o preconceito é realizado, a discriminação de raça e cor é realizada, e as pessoas insistem em dizer que no Brasil não há. Isso é uma injúria, é um abuso de poder, é uma palavra mal colocada", afirmou Dé.

 A roda de conversa visa, portanto, conscientizar as pessoas sobre a importância de entender e respeitar a história e o legado do negro brasileiro. O evento pretende não apenas informar, mas também vender a experiência de que há uma luz no final do túnel, de que as transformações estão ocorrendo e de que é possível construir um país harmonioso e unido.