Guararema

Quermesse da Festa do Divino começa hoje em Guararema

A tradicional quermesse da famosa Festa do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Guararema, começa hoje (10), às 18h00, na cidade

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Quermesse da Festa do Divino começa hoje em Guararema

Foto: Comunicação/PMG

A tradicional quermesse da famosa Festa do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Guararema, começa hoje (10), às 18h00, na cidade. A programação conta com atividades que acontecerão na área de Lazer Professora Luana Bernardo José dos Santos, ou seja, o espaço da feira do Nogueira.

Logo em seguida, se dará início à ação entre amigos e, já na sequência, às 19h30, começará a Santa Missa com o padre Ubirajara Gonçalves e encerramento à meia-noite.

Apesar da quermesse começar apenas hoje, a cidade já vem recebendo muitos fiéis, por conta das atividades religiosas que já vêm acontecendo na região, como as alvoradas que têm início às 06h00 e as missas que são ministradas às 19h30.

No domingo, dia 11, a programação terá início com a Queima dos Pedidos, que será realizada em frente à praça 9 de julho, localizada em frente à Igreja Matriz. Posteriormente, todos os fiéis seguirão para a festa no Nogueira, com as mesmas atividades e horários do dia anterior. Entretanto, ocorrerá apenas uma mudança, que será a do responsável que presidirá a Santa Missa, que será ministrada pelo padre José Orlando.

Para aqueles que não puderem participar da programação este fim de semana, não será necessário aborrecimento, pois o evento seguirá até o próximo domingo, dia 18 de junho, com diversas atrações, como o desfile de cavaleiros e carros de bois. Sem se esquecer também da ação entre amigos às 18h30 e da Santa Missa com o padre Reginaldo Martins, que acontecerão no sábado (17), às 19h30.

Para os interessados no evento, essas informações podem ser adquiridas por meio do telefone da paróquia responsável, (11) 4693-1830, que tem Cláudio Mori e Isabel Cristina Mori como festeiros e José Alberto Santos Silva e Luana Kely Alves de Souza Silva como capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo 2023.

História do Divino Espírito Santo

A celebração teve origem na promessa feita pela Rainha Isabel de Portugal ao Espírito Santo, buscando a paz para o seu país. Nos primeiros festejos, os peregrinos carregavam uma réplica da coroa do império, com o símbolo da pomba. O grupo percorria as ruas recolhendo doações para ajudar os necessitados.

De acordo com a tradição, cada fita da dança do pau de fita tem um significado: o vermelho simboliza a fortaleza, o amarelo a ciência, o verde o conselho, o azul claro a sabedoria, o azul escuro a piedade, a cor prata o entendimento e o roxo o temor de Deus.