Programa Novos Idosos do CSE do Guanabara abre inscrições para 2020

Série de oficinas e palestras tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população idosa local

Prefeitura de Guararema

Estão abertas as inscrições para o programa Novos Idosos, realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania e a Ecopistas. As vagas são para a unidade do Centro Socioeducativo "Alcides Antônio Rodrigues", no bairro Guanabara.

Atualmente 117 idosos participam do projeto, sendo a grande maioria na unidade do Centro do Idoso "Dácio de Souza Franco". Com a inauguração do CSE do Guanabara, em julho de 2019, foi criada uma sala dedicada às atividades com a melhor idade. A sala leva o nome de uma ex-integrante do grupo, "Avani Andrade da Silva".

No grupo os idosos têm atividades relacionadas à saúde, como oficinas e palestras com uma geriatra da rede municipal de saúde, buscando a saúde e qualidade de vida; além das oficinas culturais, lúdicas, esportivas e de inclusão social, que estimulam e orientam os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências (individuais e coletivas) na família e na sociedade.

O programa oferece diversos benefícios. A prática dessas atividades contribui positivamente para a autoestima dos idosos, propiciando sua longevidade e reduzindo os riscos de que eles desenvolvam doenças.

Para participar é preciso ter a partir de 60 anos e ser morador de Guararema. As inscrições devem ser feitas no próprio CSE do Guanabara, que fica na Rua Austrália, 203, no bairro Chácaras Guanabara.