Guararema

Programa leva alunos de Guararema a museu em São Paulo

Cada ano escolar visitará um local de São Paulo. A Atividade permite o diálogo entre o que acontece dentro e fora das escolas

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Programa leva alunos de Guararema a museu em São Paulo

A Secretaria de Educação da cidade de Guararema vem intensificando suas iniciativas para garantir uma educação de qualidade para os alunos da rede de ensino municipal. No último ano, foram lançados projetos como “Mirando Guararema”, “Semana Brincante" e "Programa Bombeiro na Escola", que têm obtido grande sucesso e continuidade. Além disso, novas ações estão sendo iniciadas, como o programa “Visitando Museus", que tem como objetivo levar os alunos para conhecer importantes equipamentos culturais e históricos do estado de São Paulo.

A iniciativa envolve todos os alunos do Ensino Fundamental do ciclo I, do 1º ao 5º ano. Cada ano escolar visitará um local específico de São Paulo, sempre com autorização dos responsáveis, para exercitar o olhar dos estudantes e aguçar a curiosidade a partir de um aprendizado leve e dinâmico para as crianças. 

Os alunos do 1º ano conhecerão o Museu da Imaginação, um equipamento infantil que explora criatividade e fantasia por meio de instalações imersivas e exposições interativas. Já as crianças do 2º e 3º anos visitarão o Museu Catavento, que tem foco em ciências e inúmeras atrações, que vão desde locomotivas, aviões e fósseis até acervos vivos, como peixes e borboletas.

As turmas do 4º ano vão ao Museu da Língua Portuguesa, que faz uso da tecnologia para construir e apresentar um acervo com diversas experiências e contato emocionante com o idioma. 

O plano para os estudantes do 5º ano é um passeio repleto de história pelo Museu do Ipiranga, onde estão reunidos objetos, pinturas, fotografias e documentos textuais que guardam profunda relação com a independência do Brasil. Para isso, a Secretaria de Educação está aguardando as diretrizes do Museu para fazer a reserva de ingressos.

A Secretária Municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, destacou o comprometimento da sua equipe em oferecer uma educação completa para os alunos. Para isso, estão investindo em inovação e escolhendo cuidadosamente os locais das atividades educacionais, de forma a promover um diálogo constante entre o que acontece dentro e fora das escolas. Essa abordagem tem o objetivo de estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o raciocínio lógico dos alunos.

Segundo Clara, o programa educacional é um convite para despertar a criatividade, as ciências, a língua portuguesa, as artes e a história, proporcionando aos alunos novos aprendizados e muita diversão.