Guararema

Em Guararema, nova escola homenageia a Áquie Erruzo de Lara

A educadora desempenhou um papel de excelência e por isso se tornou patrona da nova escola de educação infantil 

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Em Guararema, nova escola homenageia a Áquie Erruzo de Lara

Foto: Comunicação/PMG

Nascida em São Paulo, mas radicada em Guararema desde os 13 anos, Áquie Erruzo de Lara (1940 – 2018) foi uma importante e querida professora, que educou e orientou diferentes gerações de cidadãos guararemenses, tanto em Língua Portuguesa como em Francês e principalmente com ensinamentos sociais. Pelo notável trabalho desempenhado na cidade, conforme previsto na lei 3.306/2019, ela é a patrona da nova Escola Municipal de Educação Infantil que esta sendo inaugurada neste sábado (25) no bairro Nogueira.

Em brincadeiras e aventuras infantis no rio e no quintal de casa, ela compartilhava deste sentimento de zelo pelo meio ambiente. Já com a mãe, dona Bruna, costureira e cozinheira de mão cheia, aprendeu a como ser uma excelente anfitriã e receber elogios por parte dos convidados. 

Áquie ajudava a mãe nas tarefas domésticas e no preparo de quitutes, e sempre predisposta e solícita, ainda achava tempo para auxiliar os avós italianos, que eram artesãos, no feitio dos cestos e bolsas de palha e vime.

Aos 17 anos, junto com um grupo de jovens, formou a primeira turma de alunos do Ginásio Estadual Dr. Roberto Feijó, onde conheceu o Professor de Artes Manuais para meninos, o Sr. João Raphael de Lara Netto, com quem viria a se casar em 1962 e a ter três filhos no futuro: Jefferson, Joralane e Jadderson. 

Além de cuidar da casa e da família, dona Áquie estudou Magistério e seguiu carreira, formando-se professora em Língua Portuguesa e Francês na Universidade de Mogi das Cruzes.

Ela começou a lecionar na década de 1970 no Colégio Estadual Aprígio de Oliveira e Escola Francisco Ferreira Lopes, no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes. E deu aulas também na antiga Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Guararema, onde muito ajudou em festas juninas e desfiles cívicos.

Escola 

Com capacidade para atendimento de até 250 crianças, a Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara, no bairro Nogueira, receberá inicialmente cerca de 120 alunos de 6 meses a 5 anos (berçário I ao Jardim II). 

O novo prédio abraça parte da demanda que hoje é atendida pela Escola Municipal Cláudia Marina Nogueira, que continuará recebendo os moradores das imediações, porém, a partir de agora, ofertando também classes de Pré-Escola (Jardim I e II).  

Além das modernas instalações, que contam com seis salas de aula, duas salas de descanso para os alunos que ficam na unidade em tempo integral e precisam repousar, dois berçários, além de vários outros espaços para as crianças.