Guararema

Pontos turísticos de Guararema

Vania Sousa

Publicado

há 2 anos

em

Pontos turísticos de Guararema

Reprodução

Em Setembro de 1899, nasce o município de Guararema. Migrantes e imigrantes de todas as regiões vieram para a cidade em busca de acolhida. Aí estão as nossas origens: Na força do trabalho humano, capaz de construir esta cidade. Os anos se passaram e Guararema foi se tornando polo turístico do Alto Tietê, com lugares fantásticos e muita coisa boa para se apreciar. Vamos conferir?

O Memorial


Localizado na entrada do bairro da Freguesia da Escada, o Memorial, representa os elementos formadores do povo guararemense,responsáveis pela construção da primeira igreja no século XVII, a Igreja da Freguesia da Escada. 

Ipiranga


A história de Guararema é pontuada por elementos da natureza, religiosidade e tradição. Este portal representa essas referências: a canoa indígena; os nativos; a igreja; as árvores centenárias, os prédios históricos; aves e animais e moradores. 

Centro Artesanal 

O Centro Artesanal “Dona Nenê” foi construído pela Prefeitura com o intuito de proporcionar aos artesãos guararemenses oportunidades de comercialização de seus produtos. Lá, o público pode encontrar vários produtos típicos.

Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”


O famoso “Morro do Gerbásio” por muitos anos foi ponto de visitação da população de Guararema, que vislumbrava que o local poderia ser transformado em um ponto de contemplação da cidade por conta da vista privilegiada.

Estação Central


A História da Estação Ferroviária confunde-se com a própria história da cidade, já que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.

O Pontilhão chama a atenção de todos devido à grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa.

Estação Luís Carlos e seu idealizador


A Estação foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homenagem ao engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932). Foi ele quem autorizou a construção da Estação, atendendo ao pedido dos imigrantes.

Rota da Luz

A “ROTA DA LUZ SP” está inserida no Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, para garantir o bem-estar e a segurança dos peregrinos até Aparecida pelas margens da Via Dutra. 

Parque da Pedra Montada


Uma verdadeira escultura da natureza. Construído no entorno de uma belíssima sobreposição de pedras, o Parque oferece acesso confortável ao visitante, fazendo do trajeto até as pedras um agradável passeio. Vale a pena visitar!

Igrejas


Restauradas, as Igrejas Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora da Escada são a base histórica da cidade. Vale a pena visitar a centenária igreja da Freguesia da Escada, que guarda a única imagem de São Longuinho no Brasil.

Ilha Grande


Inaugurada no final do ano de 2004, a Ilha Grande permite ao visitante dar um passeio em sua pista às margens do Rio Paraíba do Sul. Em junho de 2012, foi inaugurado o Núcleo de Educação Ambiental Sinhô Muniz, um espaço destinado aos debates sobre meio ambiente.

Praça do Coreto


A famosa praça do coreto, idealizada pelo prefeito Ivan Brasil, em 1932, e revitalizada em 2011, é um dos pontos mais agradáveis de Guararema. É cenário das manifestações culturais da cidade e de encontros das famílias. 

Praça 9 de Julho 

A Igreja de São Benedito foi construída por volta de 1875, pela escrava Maria Florência. Depois de alforriada, liderou a construção da igreja como prova de fé e agradecimento. Em 1890, foi ampliada. Em 2011, foi revitalizada.

Recanto do Américo (Pau D’Alho)


O Recanto do Américo ou Pau D'Alho, como é mais conhecido, é um espaço que foi reurbanizado em 2011 e reforçou-se como um dos mais belos e procurados pontos turísticos do município. Pode-se dizer que é o cartão-postal da cidade.

Cidade Natal


Desde 2009, Guararema tornou-se um dos destinos mais visitados desde que começou a realizar o Cidade Natal, onde a cidade ganha enfeites, porém todos feitos com garrafas pet doadas pelos moradores. Tudo lindo e ecologicamente correto.

Estação Literária


A Estação Literária é um lugar convidativo, projetada sem paredes nos pisos superior e térreo. Ali é possível conviver, estudar, realizar pesquisas e participar de atividades de entretenimento.

Cine Guararema


Local que abrigava o prédio do antigo de cinema foi restaurado. Hoje, alia o patrimônio histórico com a modernidade. O cinema tem uma sala com 256 lugares.

(fonte: site oficial da Prefeitura de Guararema)