Guararema

A Ressureição e a Vida

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 5 anos

em

A Ressureição e a Vida

A Palavra de Jesus que vamos ler está no contexto de um grande milagre, um dos maiores já realizados: A ressurreição de um homem que estava morto há quatro dias, a ressurreição de Lázaro. Ao operar esse feito extraordinário, Jesus disse que ele mesmo era a essência do milagre, Ele é a ressurreição e a vida. João: 11:39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias; 40: Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?; 43: E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora; 44: E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto
num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e A Ressureição e a Vida deixai-o ir; 45: Muitos, pois, dentre os judeus
que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Vamos fazer uma analogia da morte de Lazaro com a nossa: Estávamos mortos, ambos, Lazaro morto literalmente e nós mortos espiritualmente.
A Bíblia nos ensina que, antes de nos encontrarmos com Cristo estávamos mortos, vivendo de maneira completamente independente, separada de Deus e de sua vontade. Efésios 2.1: Ele vos deu a vida quando estáveis mortos pelos vossos delitos e pecados. Nesse tempo, nós sem sabermos seguíamos a três pilares do mal: 1- ao mundo sistema de crenças e valores contrários a Deus; 2- ao diabo ser que é a personificação do mal e que faz oposição a Deus 3- à carne natureza humana corrompida e inclinada para o mal, para o pecado. Por conta disso, estávamos separados da glória de Deus conforme Romanos 3.23: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; A Bíblia nos ensina que a maneira de uma pessoa se apossar dessa ressurreição graciosa é mediante a fé, é o que diz em Efésios 2.8: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; À semelhança de Lázaro, trouxemos para a vida algumas dificuldades do tempo na morte. O texto bíblico nos diz que Lázaro, ao sair do túmulo, estava preso, amarrado por faixas de linho e com o rosto coberto. Se locomovia com dificuldades, não podia enxergar direito. Isso também acontece conosco, apesar de já estarmos livres da morte espiritual, ainda enfrentamos o pecado e as consequências advindas dele que nos prende, nos cega. As vezes não conseguimos andar e nem enxergar direito, por isso vamos precisar da ajuda. Assim como fizeram  com o Lazaro. Precisamos ser libertos de algumas ataduras que ainda nos prendem, nos cegam e nos impedem de seguir Jesus. O caminho para a libertação é o arrependimento sincero acompanhado da confissão e arrependimentos dos pecados a Deus e a alguém com capacidade de ouvir e orar por você, ajuda-lo a caminhar e enxergar com liberdade.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.