Guararema

Operação Corta Fogo trabalha medidas de prevenção de incêndios

Além do trabalho de ciência e conscientização junto aos moradores a Prefeitura de Guararema também notificou as empresas EDP e Vivo para que seja realizado o descarte correto dos restos de poda

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Operação Corta Fogo trabalha medidas de prevenção de incêndios

Reprodução

 

Técnicos da Prefeitura e representantes do Corpo de Bombeiros deram início nesta semana à Operação Corta Fogo, realizada pela Prefeitura de Guararema, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A operação tem como objetivo conscientizar a população sobre as medidas de prevenção de incêndios nas áreas de mata.
As primeiras abordagens aconteceram nos bairros Fukushima e Cerejeira, por conta das características dos locais com grandes propriedades rurais, onde é maior a incidência de fogo na mata.
Na quarta-feira (31/07) representantes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros reuniram-se com produtores rurais do bairro Cerejeira para discutir medidas simples como implantação de aceiros nas propriedades rurais, poda e manutenção de cercas vivas, descarte correto dos restos de poda, do lixo orgânico e de resíduos da construção civil.
“Este trabalho irá percorrer todo o município buscando a prevenção aos incêndios em matas. São medidas simples que se cada um fizer a sua parte podemos impedir que aconteçam incêndios de grandes proporções que acabam ocasionando desastres naturais, poluição do ar, entre outros riscos que interferem na saúde do ser humano e dos animais”, disse a chefe da Diretoria de Fiscalização da Prefeitura, Sandra Olivieri.
O comandante da Base de Bombeiros de Guararema, Capitão Reinaldo Almeida do Nascimento e demais bombeiros presentes realizaram uma simulação de como é a conduta dos Bombeiros para controle do fogo na mata. “O fogo em mata é algo muito difícil de se conter, pois se alastra rapidamente, por isso fazemos questão de frisar a importância da prevenção com medidas simples de cuidado com as propriedades. Quando existe este trabalho, pode ocorrer incêndios, porém a possibilidade de causar estrago muito grande é menor”, disse o capitão. 
Além do trabalho de ciência e conscientização junto aos moradores a Prefeitura de Guararema também notificou as empresas EDP e Vivo para que seja realizado o descarte correto dos restos de poda.