Guararema

A rebelião das massas

José Freire

Publicado

há 5 anos

em

A rebelião das massas

Comecei a ler o livro de José Ortega y Gasset intitulado A Rebelião das Massas. Nele, o autor chama atenção já nos anos 20 do século passado para um fenômeno que adquiriu dimensões ainda mais faraônicas: a massificação na sociedade.
Observemos acontecimentos prosaicos: você demora 4h para ir ao litoral por causa do trânsito, você espera 40 minutos na fila de um restaurante e você é incapaz de estacionar o carro no Centro da cidade.
Soa familiar? Esses acontecimentos apontam para a realidade de que os espaços físicos e virtuais nos quais transitamos estão abarrotados de pessoas, carros, mensagens etc. Quais os resultados disso? Se não se tomar cuidado, facilmente você se torna parte da massa.
Mas o que é a massa? Trata-se de um aglomerado de elementos sem uma forma específica. Ou seja, a massa é caracterizada pela ausência de unidade. Meu nome é Legião, porque somos muitos (Mc 5:9). Eis aí a frase do homem que passou a integrar a massa. Sem unidade interior, sem a clara convicção de quem você é, você será mais um no meio de uma multidão.
Além disso, a massa não molda a si própria, mas é moldada. Por quem? Por qualquer oportunista com algum propósito escuso, seja da natureza que for.
Qual é o remédio para não fazer parte da massa? Uma dica simples e eficaz é a seguinte: olhe para onde todos estão indo e pegue o caminho contrário. Disso conclui-se que, se você depender do meio no qual você se encontra para confirmar suas decisões, você jamais conseguirá se desvencilhar do espírito de massa que impera particularmente no Brasil em 2018.
Lembre-se do seguinte: numa fila de burros, a velocidade do burro mais lento determina a velocidade dos demais. Já que é assim, sequer entre nessa fila!
Além de ignorar a massa que o cerca, você deve cultivar a virtude do silêncio, tanto exterior como interiormente. De outra forma, você jamais escutará a voz da sua consciência e, como advertiu ao Pinóquio a Fada Azul: Sempre deixe sua consciência ser seu guia.
Quão bela é a virtude do silêncio! Não foi no vento forte, no terremoto, nem no fogo que o profeta Elias ouviu a voz de Deus, mas no murmúrio da brisa suave (1Reis 1:11–13).  
Com isso, pare, respire, silencie-se e ouça.
 

José Freire Nunes é  um jovem de 24 anos, que se formou na Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2016 no curso de Direito. Atualmente, atua como mentor educacional. Freire, fez cursos no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.  Os cursos consistiram em seminários de verão de 4 dias a até 15 e cursos de inglês de até 4 semanas. 
Os cursos ocorrerem na Universidade de Cambridge (UK), Universidade de Harvard, Universidade de Yale e Bryn Mawr College.