Guararema suspende contratos na Vila Estação Luís Carlos; Prefeitura divulga nota informando reestruturação para retomada econômica

Munícipes com comércio no local recorrem da decisão através de um abaixo-assinado

Reprodução

A Prefeitura Municipal de Guararema optou por rescindir o contrato com os comerciantes da Vila Estação Luis Carlos. De acordo com o Executivo, a decisão foi uma forma de evitar que turistas façam visitas na cidade durante o período crítico da pandemia. Não há previsão de retorno das atividades na Vila.

Essa não é a primeira medida tomada por Guararema para evitar o turismo na pandemia, há algum tempo foi implantado em diferentes pontos, placas de conscientização e um pedido “Visite Guararema, mas não agora”, entre outras frases. 

No entanto, a última decisão dividiu opiniões na cidade. O setor comercial da região se uniu e contestou a medida, tendo em vista, a empregabilidade oferecida no local e o espaço, que para muitas famílias é a única fonte de renda.

Os comerciantes mobilizaram um abaixo-assinado para que a medida seja repensada pela administração municipal. “a Prefeitura Municipal está cancelando unilateralmente os contratos ainda vigentes com os comerciantes e bloqueando acesso à Vila, justo agora que precisamos de apoio na guerra contra a Covid-19 em nossa retomada segura ao trabalho. Ajude-nos a sensibilizar a prefeitura para que anule essa decisão”, pedem os comerciantes na mobilização.

A Prefeitura Municipal de Guararema, explicou que na verdade a medida foi uma paralisação do contrato com os comerciantes, para assim, para ampliar e melhorar o espaço, aumentando o potencial econômico da Vila.

Confira a nota divulgada pela Prefeitura da cidade:

“A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Emprego Desenvolvimento Econômico, esclarece que diferentemente do que vem sendo divulgado nas redes sociais, a Administração Municipal não vai fechar a Vila Estação de Luís Carlos e que todas as ações e providências tomadas pela gestão têm o objetivo contrário do que está sendo divulgado. A Prefeitura, ao invés de fechar definitivamente o empreendimento turístico, quer paralisá-lo por tempo determinado para melhorar, ampliar e oferecer um espaço mais estruturado e atrativo para turistas, reforçando e explorando ao máximo o potencial econômico da Vila.

A Prefeitura também entende que esse momento inconstante de pandemia e de baixo fluxo de turistas na cidade deve ser aproveitado para a realização das devidas manutenções  e revitalizações, bem como a execução de um novo estudo de posicionamento estratégico do espaço, promovendo um plano para atração de público, com um plano de marketing e comunicação específica, além de um calendário fixo e consistente de atividades e eventos. 

Tudo isso será colocado em prática no momento de retomada econômica pós-pandemia,  levando-se em conta a  segurança de quem frequenta e de quem trabalha no local. Vale reforçar que estão contempladas nestas ações de intervenção, a manutenção de telhados, pinturas de fachadas, troca de calçamentos, obras de adaptação e implantação de novos produtos turísticos no espaço, plantios de mais árvores, entre outras ações. 

Importante informar que a Administração comunicou oficialmente os comerciantes da Vila sobre a rescisão unilateral das concessões administrativas e a necessidade de desocupação dos imóveis no prazo de 30 (trinta) dias. Na última sexta-feira (23/04), foi protocolado pelos atuais comerciantes de Luís Carlos um pedido de reconsideração que após análise, a Prefeitura estipulou novo prazo improrrogável de mais 60 (sessenta) dias para desocupação dos imóveis. Um novo edital para novas concessões será providenciado e todos os interessados poderão participar do certame, incluindo os concessionários que tiveram seus contratos rescindidos.

Por fim, a Prefeitura de Guararema ratifica que estas ações são fundamentais para que a Estação Vila de Luís Carlos se desenvolva de forma sustentável, atraindo interesses de parceiros e novos investidores para toda a cidade. É oportuno ressaltar que a atual gestão acredita no turismo como fonte de renda e de novas oportunidades e, em especial, na Estação Vila de Luís Carlos, que pode e deve ser protagonista como polo gerador de grandes oportunidades para toda a cidade. Por isso, mais uma vez reforçamos que as ações visam cuidar, melhorar e aprimorar o turismo na região citada.”