Guararema

Guararema recebe o Avistando 2023: observação de 39 espécies de aves na Ilha Grande

O local escolhido é apontado como cenário ideal, por conta de vegetação que preserva ambiente agradável e silencioso

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 11 meses

em

Guararema recebe o Avistando 2023: observação de 39 espécies de aves na Ilha Grande

Foto: Divulgação

No último dia 2 de dezembro, Guararema foi palco do evento de observação de aves Avistando 2023, que contou com a participação de entusiastas vindos de diversas cidades. Durante o evento, foram avistadas 39 espécies de aves na Ilha Grande.

"Nos meses de novembro e dezembro, concentramos nossas atividades nas matas do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte. Para os amantes da observação de aves, proporcionamos este espaço para se conectar com a natureza e vivenciar o ambiente por meio da observação", afirmaram os membros da ONG Suinã Instituto Socioambiental.

A Ilha Grande foi escolhida como cenário ideal, pois sua vasta vegetação preserva um ambiente agradável e silencioso, propício para o desenvolvimento de espécies como o quero-quero, identificado por Ricardo Kajita, o bentevizinho-de-penacho-vermelho, avistado por Yago Amador, o beija-flor-de-peito-azul, observado por Mario Campagnoli, e muitas outras.

Com o apoio da Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, o evento foi realizado através da colaboração entre Guararema, Salesópolis, Caraguatatuba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Santa Branca, Lagoinha, São José dos Campos e o distrito de São Francisco Xavier, juntamente com os parceiros Instituto Suinã, SAVE Brasil, Associação Colibri e Museu da Energia de Salesópolis, Suzano S.A., SESC Mogi, Viveiro Municipal Seo Moura, Assentamento Egídio Brunetto I e os Parques Estaduais da Serra do Mar Núcleo Padre Dória e Caraguatatuba.