Guararema

Guararema recebe exposição “Monumentos de Lucio Bittencourt”

A partir de sábado (2) será possível conferir monumentos em Guararema, como animais gigantes e outros monumentos feitos de aço

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 2 meses

em

Guararema recebe exposição “Monumentos de Lucio Bittencourt”

Créditos da foto: PMG

 

No coração do Centro de Guararema, o Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello” se transforma em um palco de magia e arte a partir deste sábado (2). Dezessete esculturas colossais, representando desde touros imponentes até cavalos marinhos, todas esculpidas em aço, ocuparão o espaço em uma exposição ao ar livre, e é aberta ao público gratuitamente.

 

As obras do artista Lucio Bittencourt, variam entre figuras figurativas e abstratas, algumas chegando a quatro metros de altura, proporcionando experiência visual única. A inauguração está marcada para as 10 horas de sábado, com a exibição do documentário ‘A Arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt’, dirigido por Robson Regato e Lailson Santos, na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.

 

Após a sessão, os espectadores presentes serão conduzidos ao local da exposição ‘Monumentos de Lucio Bittencourt’, que permanecerá em exibição até o dia 17 de abril. O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura.

 

O documentário “A arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt”, também produzido por Roberta Regato.

 

"Esta é uma oportunidade muito bacana para integrar arte e lazer. Por ser arborizado, contar com muitos bancos e o Centro Artesanal Dona Nenê, o Parque Deoclésia naturalmente recebe muitas famílias, que agora vão poder aproveitar, tirar fotos e interagir também com esculturas e monumentos", avalia o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori.

 

 

Lucio Bittencourt, aos 70 anos de idade, é um artista mogiano que dedicou mais de quatro décadas à arte. Com um impressionante portfólio de cerca de 25 mil obras, suas exposições ultrapassam fronteiras, alcançando países das Américas do Sul e Central, bem como a Europa.

 

Sua marca registrada são os monumentos que adornam paisagens. De Lisboa, em Portugal, a Lyon, na França, suas esculturas se tornaram parte do cenário de diversas cidades. Em São Paulo, duas exposições marcantes na avenida Paulista e uma no Vale Anhangabaú, nos anos 1990, o estabeleceram como o único artista a realizar tais feitos.

 

Em Araçariguama (SP), o Museu Lucio Bittencourt foi inaugurado em 2016, exibindo 22 de suas obras no Parque Santos Dumont, acessível a todos. Na capital paulista, o “Guardião do Tietê”, instalado no Parque do Anhembi, e o “Pássaro”, na Assembleia Legislativa, são testemunhas da importância e da grandiosidade da obra deste notável artista.