Guararema

Guararema lança a Procuradoria da Mulher

Autoridades de destaque se unem para fortalecer a expressão feminina, iniciando oficialmente a Procuradoria da Mulher na cidade

Redação

Publicado

há 11 meses

em

Guararema lança a Procuradoria da Mulher

Foto: Fernanda Murawjew/CMG

O dia 29 de novembro ficará marcado como uma data histórica para as mulheres guararemenses. Momento em que foi lançada, oficialmente, a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Guararema em um evento com a presença de autoridades e mulheres de relevância do município e região.

Entre as autoridades presentes esteve a Presidente da Câmara e autora da proposta, Vanessa Martins; a Vereadora Maria de Fátima Soares Pereira de Souza; os Vereadores André Aparecido Alves de Araújo, Reinaldo Gaspar, Irineu Claudio Leite, Claudinei Santos de Oliveira, José Francisco Beraldo Junior, Fernando Campagnoli Benitez Braga; o Vereador Licenciado e Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Marcos Wezassek de Britto; o Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Anderson Moreira Bueno; a Secretária Municipal de Administração, Juliana Leite; o Chefe de Gabinete, Cleber Vinicius Kerchner; o Vice-Prefeito, Odvane Rodrigues da Silva; a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carmen Rosana de Moura Santos Pieruccetti; o Delegado de Polícia de Guararema, Dr. Marcos Vinício Loreto de Abreu; o Comandante da 3ª Cia do 17º BPM/M, Capitão PM Flávio Roberto da Silva e a Juíza de Direito, Dra. Vanêssa Christie Enande.

Também compareceram: a Vice-Prefeita de Biritiba Mirim, Adriana Rufo; a Primeira-Dama de Biritiba Mirim, Roberta Taino; a Vereadora de Arujá, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira e a Vereadora de Santa Branca, Kalisa Teixeira e Silva Monteiro Lobato.

De acordo com a Lei Municipal nº 3551, cabe à Procuradoria da Mulher, zelar pela participação mais efetiva das Vereadoras nas atividades da Câmara, recebendo, examinando e encaminhando denúncias de violência e discriminação contra a mulher aos órgãos competentes.

Também cabe à Procuradoria cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres e promoção de pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídios às Comissões da Câmara Municipal.

“As mulheres estão cada dia mais conquistando espaço em muitas áreas, mas a cena política continua predominantemente masculina, o que destoa, e muito, da representatividade que temos no cenário brasileiro, já que as mulheres compõem 52% da população.”, diz a Presidente Vanessa Martins.

Na Câmara Municipal de Guararema, a Procuradoria é constituída por uma Procuradora da Mulher que, a Vereadora Vanessa Martins e por uma Procuradora Adjunta, a Vereadora Maria de Fátima Soares Pereira de Souza (Fatinha).

Com o lançamento oficial, estão à disposição das mulheres, diversas informações e canais de atendimento. O principal canal é o site: www.procuradoriadamulher.cmguararema.sp.gov.br. Onde os munícipes encontram links para as mídias sociais, como pedir ajuda, entre outras informações.