Guararema

Guararema; 124 anos de história e tradição

Nesta terça-feira, a cidade comemora seu aniversário relembrando suas raízes, preservando sua cultura, tradição e paisagens pitorescas

Gabriella Barrachi

Publicado

há 1 ano

em

Guararema; 124 anos de história e tradição

Foto: Comunicação/PMG

 

Nesta terça-feira, a cidade comemora seu aniversário relembrando suas raízes, preservando sua cultura, tradição e paisagens pitorescas

Nesta terça-feira, 19 de setembro, a encantadora cidade de Guararema comemora seus 124 anos de emancipação política, um marco que nos leva de volta às suas raízes profundas. Sua história se inicia em meados do século XVI (16), quando na região do médio Paraíba, surgiu um povoado conhecido inicialmente por Arraial da Escada.

Em 1654, os frades capuchinhos, levantaram uma capela para Nossa Senhora da Escada, desde então, Nossa Senhora da Escada foi instituída canonicamente e, hoje, faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Depois de alguns anos, em 1875, Dona Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar Maria Florência, uma ex-escrava, doou-lhe um quinhão de terra situado pouco acima do ribeirão Guararema. Com auxílio de outras pessoas, Maria construiu a capela a São Benedito, que atraiu novos moradores, dando vida ao vilarejo Guararema, palavra tupi-guarani, que significa ”Pau d’alho”, devido à numerosa quantidade de árvores na região.

A Freguesia da Escada, com a sua igreja histórica como marco inicial do povoamento, nos leva de volta às raízes da época de Maria Florência, que plantou a semente de um vilarejo que floresceu ao longo dos anos. Hoje, é possível testemunhar a preservação das características originais da imponente estrada de ferro que já recebeu trens de passageiros e ainda hoje atravessa a cidade.

Mais do que apenas paisagens pitorescas, Guararema é um tesouro de cultura e tradição. As festas religiosas e a cavalhada emocionante são manifestações culturais que continuam a prosperar, mantendo vivos os costumes locais. Os personagens icônicos, que já foram e os que continuam conosco, são guardiões da memória local, enquanto as áreas rurais, a produção agrícola e cada lugar do centro mantém essa história viva.

Feliz aniversário, Guararema! Que sua luz continue a brilhar por muitos e muitos anos.