Corpo de Bombeiros realiza fiscalização obrigatória contra incêndios em prédios da cidade de Guararema

Divulgação

Durante os últimos 5 anos o corpo de bombeiros do estado de São Paulo atendeu a aproximadamente 166.026 ocorrências de incêndios, todos  estruturais, ocorrendo em edificações, indústrias, comércios, entre outros, que infelizmente vitimaram 4.658 pessoas, além de inúmeros danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos imensuráveis.
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), com o objetivo de aumentar a proteção a vida e as medidas de prevenção contra incêndios em edificações e áreas de risco, iniciará a partir de 9 de abril, o serviço de fiscalização desses locais, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 1.257 de 06 de janeiro de 2015 e Decreto Estadual nº 63.911/18, de 10 de dezembro de 2018.
Durante os dias 2 e 8 de abril de 2019, períodos que antecederam o início da fiscalização, o CBPMESP desenvolveu em todo o Estado de São Paulo a operação "Edificação Mais Segura" que tem como objetivo informar e orientar a população sobre o novo serviço que será prestado de forma educativa e preventiva. Assim como as práticas que serão adotadas durante as vistorias técnicas do CBPMESP e como ocorrerá a fiscalização obrigatória das edificações.

FUNCIONAMENTO DA FISCALIZAÇÃO
O serviço de fiscalização tem o objetivo de verificar o cumprimento das medidas contra incêndios, se as edificações possuem licenças válidas e se todos os sistemas de prevenção estão em perfeitas condições de funcionamento, segurança e se estão nos lugares corretos. 
Será realizado pelos bombeiros militares, estando eles, devidamente identificados pelo uniforme caraterístico e viaturas oficiais, munidos de ordens de fiscalização identificadas por QR Code, que pode ser lido através de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares, neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código.
O código irá informar a data e o local a ser fiscalizado, o que poderá ser instantaneamente checada a veracidade e comprovada no site Via Fácil Bombeiros, a ação de prevenção na edificação será feita de forma oficial.
As prefeituras municipais são as responsáveis pela execução das atribuições de uso e ocupação do solo, inclusive de interdição dos locais, cabendo aos bombeiros militares ajudar na prevenção aos incêndios nas edificações e áreas de risco com esses novos serviços.
Fique Alerta! Para maiores informações acesse o site www.corpodebombeiros.sp.gov.br