Com vasta experiência em panificação, profissional realiza venda de salgados

Os salgadinhos de festa são tradição nas festas brasileiras. 
Em busca de praticidade, muitas pessoas fazem encomendas de salgados e ajudam a movimentar este tipo de comércio em todo o país. Paralelo a isso, outras com espírito empreendedor veem a oportunidade de negócio voltado ao ramo e fazem sucesso com o público vendendo os aperitivos. 
Além dos mais conhecidos salgadinhos, como é o caso de coxinha, bolinha de queijo e risoles, atualmente é grande a procura por produtos diferenciados, que colaboram para o aumento das vendas e a exclusividade do comerciante, conhecido popularmente como Salgadeiro.  
Conhecemos nesta semana o profissional Marcos Ribeiro, que atua nesta área em Guararema. Ao Jornal O Novo, ele contou sobre seu trabalho com os salgados e seus diferenciais.

O que te levou para a área de comércio de salgados? Com o que trabalhava antes de decidir empreender neste ramo?
"Eu tenho 43 anos e, destes, foram 25 anos trabalhando como padeiro nos dois principais mercados de Guararema. Eu trabalhava na área de panificação e com minha experiência adquirida com salgados ao longo do tempo comecei a trabalhar com isso depois que fiquei desempregado."

Atualmente você trabalha sozinho ou em equipe? Tem um espaço próprio para a produção dos salgados?
"Trabalho com o meu filho. Atualmente estou exercendo a atividade em uma cozinha  provisória, mas meu espaço específico para o trabalho está quase pronto."

Quais são os maiores objetivos e desafios na sua atual profissão?
"Abrir uma padaria no Vale dos Eucaliptos e trabalhar com entregas."

Quais opções de produtos você oferece ao público e qual a variação de preço?
"Os tipos de salgados que ofereço são empada, pastel assado, baguetinhas recheadas, coxinhas, esfihas bolinhos de queijo, de presunto e de carne, bandejas de salgados, hambúrgāo,  pães de batata recheados, tortinhas. Atualmente não trabalho com salgados congelados. Também tenho opções de doces: mousses, bolos de pote, tortas de frutas, bolos de aniversário, sonhos e pães caseiros. Com relação à variação de preço dos salgados, eu tenho desde  R$ 3,50 até R$ 18,00."

Na sua opinião, qual é o seu diferencial com relação aos demais negócios de salgado?
"O meu  diferencial  é  que  trabalho com todos os salgados fresquinhos, feitos no dia [da encomenda] e todos os dias tem algo diferente para os clientes."

Os salgados são retirados em um local específico ou vocês também realizam entregas? Você atende clientes apenas de Guararema?
"Todos os salgados são entregues no Centro de Guararema e bairros mais próximos em que não tenho um limite de salgados,  para  bairros mais afastados o mínimo é de 6 salgados,  sem  cobrar taxa. Por enquanto  só atendo clientes de Guararema."

Você vê Guararema como um bom local para o Empreendedorismo? Por quê?
"Acredito muito que Guararema seja um bom local para a minha pequena empresa porque vejo  que  entrei  em uma  área  que ainda  é pouco  explorada usando  as redes sociais*  e reinventando  a cada  dia, não ficando na mesmice. 

*Marcos atende nas redes sociais Facebook e Instagram, com conta pessoal (Marcos Ribeiro). O telefone para contato é (11) 97439-9809.

HOBBY: "churrasco rodeado de amigos"
Um lugar: "Minas Gerais"
um amor: "Deus"
Uma comida: "camarão"
Uma inspiração: "meu pai"
momento inesquecível: "o nascimento dos meus filhos" 
Um sonho: "ver meus filhos terminando uma faculdade"