ENEM digital começa neste domingo e segue protocolos de segurança

Na região do Alto Tietê, a prova digital do ENEM só poderá ser feita na cidade de Guarulhos

Ministério da Educação

Nos domingos, dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, será realizada a primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no formato digital. As provas serão aplicadas para 93.217 inscritos em 104 cidades brasileiras, incluindo os moradores de Guarulhos, único município do Alto Tietê que receberá a modalidade.

É importante dizer que apesar de ser digital, a aplicação deste ENEM será presencial, sendo que as provas não serão aplicadas em casa, a distância ou em computadores particulares. “O exame ocorrerá em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo do Enem impresso. A estrutura da prova também será igual à da versão impressa. Cabe destacar, ainda, que a redação será feita como no exame em papel e deverá ser escrita à mão”, informa o Ministério da Educação.

De acordo com o edital, no primeiro dia de prova os inscritos devem resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, língua estrangeira, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

A prova seguirá os protocolos de segurança impostos pela pandemia de Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, distanciamento social, computadores com cabine de proteção e todo o material administrativo, como fichas de ocorrências, termo de eliminação e relatório de aplicação, será preenchido por meio de um aplicativo.

Quem não puder comparecer ao primeiro dia de aplicação, devido ao diagnóstico de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa, têm até o sábado, 30 de janeiro, para solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro.

Assim como no ENEM impresso, é preciso levar documento original com foto e caneta esferográfica preta.