Eficiência do Corpo de Bombeiros acaba rapidamente com incêndio em Guararema

Veja quais são as principais medidas que podem ser tomadas em casos de incêndios e acidentes envolvendo automóveis

Reprodução

Na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro, um caminhão de coleta de resíduos pegou fogo no estacionamento da Padaria Dom Victor, próximo à Praça 9 de Julho, no Centro de Guararema.

O acidente aconteceu de forma muito rápida, assim como o seu fim, que se deu com a ajuda do Corpo de Bombeiros e de outras pessoas que estavam no local. Ninguém se feriu e nenhum Boletim de Ocorrência foi registrado sobre o fato.

Em caso de incêndios envolvendo veículos, o Corpo de Bombeiros explica ao cidadão: “Ao se deparar com um acidente, mantenha a calma e sinalize o local (a uma distância de, pelo menos, 200 metros), isso evita outros acidentes. Havendo outros voluntários, trabalhe em equipe”.

Além disso, é importante ressaltar como se faz o uso do extintor de incêndio, que deve ser acionado na vertical e nunca "deitado" ou de "cabeça para baixo", para apagar focos de incêndio com ele, posicione-se no sentido do vento e ataque a base do fogo.

Se alguém tiver se queimado, nunca aplique produtos caseiros como sal, açúcar, pó de café, pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar um diagnóstico mais preciso. Apenas esfrie imediatamente a área queimada com água fria ou corrente, com a finalidade de neutralizar a ação do calor.

A Base do Corpo de Bombeiros de Guararema está localizada na Avenida Professor Lucas Nogueira Garcez, 365 - Centro. O telefone para atendimento da base é (11) 4693-5290.