Guararema
Prefeitura de Guararema intensifica conscientização sobre Hanseníase
Guararema reforça ações do Janeiro Roxo para informar e combater a hanseníase
Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, celebrado em 26 de janeiro, a Prefeitura de Guararema promove durante todo o mês a campanha Janeiro Roxo, com foco na conscientização sobre a doença. A ação visa desmistificar preconceitos, além de informar a população sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase, uma doença infecto-contagiosa que pode ser curada com o tratamento adequado.
A hanseníase é causada pelas bactérias Mycobacterium leprae e Mycobacterium lepromatosis, que afetam os nervos periféricos e provocam, inicialmente, a perda de sensibilidade na pele. Com o tempo, os sintomas podem evoluir para manchas na pele, formigamento, diminuição da sensibilidade, perda de força muscular e o aparecimento de caroços ou nódulos pelo corpo. Em estágios mais avançados, a doença pode levar a incapacidades permanentes.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por via respiratória, durante o contato prolongado com indivíduos infectados que ainda não estão em tratamento. A boa notícia é que a hanseníase não é transmitida por meio de contato físico simples, como abraços ou compartilhamento de objetos. O diagnóstico precoce é essencial para evitar o avanço da doença e suas sequelas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Guararema está realizando ações de orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Lambari, UBS Jardim Dulce e no Centro de Saúde (Cesap). Profissionais de saúde estão disponibilizando informações sobre sintomas, prevenção e a importância do tratamento. A campanha também combate o estigma e o preconceito associado à doença.
Para mais informações, a Prefeitura de Guararema disponibiliza canais de atendimento nas redes sociais oficiais da cidade (Facebook e Instagram), além do telefone (11) 4693-8040.