Guararema

Ecólogo fala sobre riscos de felinos em zona urbana

Vídeo de suçuarama ganhou notoriedade em várias nas redes sociais  

Mirian Sarmento

Publicado

há 2 anos

em

Ecólogo fala sobre riscos de felinos em zona urbana

Divulgação

Câmeras do Centro de Segurança Integrada de Guararema registraram, pela primeira vez, a travessia de uma onça-parda, também conhecida como suçuarana, na madrugada desta quinta-feira (7), na Rua João Barbosa de Oliveira, em frente à Fábrica de Natal. Ao notar a presença do animal, controladores focaram no animal para ter uma visão melhor do que estava acontecendo.

Rodrigo Anzolin, ecólogo e doutor em Recursos Florestais, trabalha desde 2006 na área de ecologia e conservação de mamíferos. Ele gravou um vídeo para a Prefeitura, a fim de alertar e orientar as pessoas, e recomenda: “Não andem sozinhos nas áreas de mata. Se você se deparar com uma onça-parda, evite movimentos bruscos e se afaste lentamente sem virar de costas para o animal. As onças são muito ariscas e evitam qualquer risco.” 

O mamífero, que é o segundo maior felino das Américas, é classificado como vulnerável. Apesar de estar presente em todos os biomas, sua população encontra-se bastante reduzida: na Mata Atlântica, estima-se que haja apenas mil da espécie, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A preservação ambiental é importante para que as onças se sintam atraídas por animais de rua ou de estimação, o que pode fazer com que entrem no perímetro urbano.