Dezembro Verde promove conscientização contra o abandono animal em Guararema

O mês de dezembro é marcado por comemorações e também pelas férias escolares, sendo um dos mais comuns para o planejamentos de viagens e passeios. E é justamente por esse motivo que dezembro também é um dos meses em que mais ocorre abandono animal.

As principais justificativas usadas pelos donos para realizar esta ação é que muitos não tem dinheiro para deixar os pets em hotéis especializados ou podem levá-los para os seus destinos de passeio. Para conscientizar as pessoas sobre esta época, foi criada a campanha brasileira Dezembro Verde, que objetiva evitar o abandono animal.

Além de caracterizar um ato desumano, o abandono de animais e maus tratos é crime, de acordo com o artigo 32 da lei 9605/98, a penalidade é a detenção de três meses há um ano e uma multa de acordo com a gravidade dos atos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil existem 30 milhões de animais em situação de rua, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

Na cidade de Guararema, uma lei municipal garante os bons cuidados aos animais: “é de responsabilidade dos proprietários a manutenção dos animais em perfeitas condições de alojamento, higiene, alimentação, saúde, bem estar e manter a carteira de vacinação atualizada”, nº 2.598 de 08 de julho de 2009.

Para auxiliar na campanha o ideal é a adoção consciente dos bichinhos, pensando na responsabilidade que é a criação deles. Os interessados em ajudar a causa e dar um lar para cães e gatos que foram abandonados e têm idades e portes variados, podem ir ao Centro de Controle de Zoonoses Municipal, coordenado pela Divisão de Vigilância em Saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de segundas às sextas-feiras das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, estando localizado na Estrada Municipal Romeu Tanganelli, 605 - Capoeirinha.

Mais informações no número de telefone (11) 4693-3966.