Começam a ser imunizados idosos acamados com 90 anos ou mais contra a Covid-19

Moradores nestas condições devem ser cadastrados e serão vacinados conforme o calendário dos grupos prioritários

Vitoria Mikaelli

Um total de 17 moradores de Guararema com 90 anos de idade ou mais, que se encontram acamados em virtude de problemas de saúde, receberam nesta semana a dose contra a Covid-19 em casa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, idosos na faixa etária a partir de 85 anos podem ser cadastrados por familiares no site da Prefeitura (www.guararema.sp.gov.br), na aba “Cadastramento para vacinação da Covid-19”. A vacina é aplicada na residência das pessoas acamadas, conforme o calendário dos grupos prioritários.

Após preencher as informações corretamente e efetuar o cadastro, a família recebe a ligação de uma equipe da Secretaria de Saúde, informa a situação do idoso acamado e agenda o dia e horário que os profissionais podem ir até o domicílio. A Pasta destaca que é fundamental inserir os dados corretamente no ato do cadastramento, principalmente a data de nascimento, o CPF e o número de telefone. O agendamento está sendo feito de modo ágil na cidade.

Para a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, a estratégia do agendamento tem sido essencial para organizar a campanha de vacinação, conforme o calendário do Plano Estadual de Imunização, que prevê a vacinação das pessoas segundo etapas divididas por grupos prioritários. 

“Primeiro começamos a cadastrar idosos acima de 90 anos, que estão sendo vacinados nesta semana. Desde segunda-feira (08), abrimos o cadastramento para moradores com idade de 85 anos ou mais. O início da vacinação neste público está previsto para a próxima semana. Mesmo no caso dos idosos acamados, as vacinas só serão aplicadas nos pacientes com faixa etária dentro do calendário estabelecido pelo Estado”, explica.

Até a manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Saúde já realizou 62 agendamentos para vacinar pessoas com 85 anos ou mais a partir da semana que vem. A Pasta ressalta que é primordial as pessoas efetuarem o cadastramento para que a vacinação seja agendada o mais rápido possível.

Links para cadastro

- Idosos de 85 a 89 anos: http://bit.ly/3aPtaMy 

- Idosos de 90 anos ou mais: http://bit.ly/3aqhoZ4