A Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos promove, nesta quinta-feira (22), o 3º Desafio do Lixo, com palestras online sobre o tema. O evento deste ano conta com o tema “A Responsabilidade De Cada Um”.
As palestras são: Cooperação, potencialização e transformação dos resíduos sólidos nas cidades do Alto Tietê (14h); Alternativas de compostagem para o contexto urbano e doméstico (15h); Design, Consumo e Comunicação Visual (16h); Compostagem Urbana (17h); e Visita virtual na Cooperativa de Reciclagem Guararecicla (18h).
As palestras podem ser acessadas pelo link www.youtube.com/c/cidadesverdeseinteligentes.
“O intuito do Desafio do Lixo é mostrar caminhos sustentáveis para o descarte dos resíduos, mostrar que isso gera renda e que as pessoas têm responsabilidade pelo que descartam, assim como pelo que compram”, explica o assessor da Prefeitura de Guararema, Ricardo Moscatelli. “Guararema tem uma experiência muito bem sucedida com o tratamento de diversos tipos de resíduos, a nossa cooperativa faz um trabalho exemplar com os recicláveis e agora estamos apostando na compostagem para diminuir os impactos do lixo”, completa.
Na primeira palestra do dia, às 14 horas, ministrada pela pedagoga, gestora de projetos de responsabilidade socioambiental e integrante da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, será apresentado o projeto de mobilização social Recicla Cidade, que aborda a temática da coleta seletiva de maneira abrangente. A intenção é fazer um modelo para ser replicado em mais regiões.
Já na palestra das 15 horas, ministrada pelos educadores ambientais, Fernanda Lazar e Felipe Santos, da Metamorphosis, o tema será compostagem: o que é, os motivos para realizar e tipos mais utilizados.
Às 16 horas, a professora, pesquisadora e produtora cultural Karin Vecchiatti, das Faculdades Metropolitanas Unidas, abordará como a comunicação e as artes visuais afetam o comportamento em relação ao consumo, a geração de resíduos e o descarte de lixo. Nesta palestra, serão apresentadas iniciativas que evidenciam como as profissões criativas podem incentivar a geração de hábitos de consumo mais sustentáveis.
O engenheiro e educador ambiental e agricultor urbano, Marcelo Vitor Rodrigues da Cunha, da entidade Organe-se, de São José dos Campos, fará, às 17 horas, uma apresentação das técnicas e apresentará conceitos aplicados no processo de compostagem.
Fechando a programação de palestras, às 18 horas, será feita uma visita virtual à Cooperativa Guararecicla, apresentando o processo de encaminhamento, triagem e enfardamento dos resíduos, antes de serem vendidos para as indústrias e para os processos de reciclagem.
Programação
Quinta-feira (22/04)
14 horas: Cooperação, potencialização e transformação dos resíduos sólidos nas cidades do Alto Tietê.
15 horas: Alternativas de compostagem para o contexto urbano e doméstico.
16 horas: Design, Consumo e Comunicação Visual.
17 horas: Compostagem Urbana.
18 horas: Visita virtual à Cooperativa de Reciclagem Guararecicla.
Site: www.youtube.com/c/cidadesverdeseinteligentes