Durante a última semana novos nomes foram confirmados como pré-candidatos ao executivo de Guararema. Na quarta-feira, dia 22, o PL (Partido Liberal) confirmou em um vídeo divulgado nas redes sociais que o arquiteto José (Zé) Luiz será candidato à prefeitura da cidade, enquanto o vereador Odvane Rodrigues ocupará a posição de candidato a vice-prefeito pelo partido.
De acordo com assessoria de imprensa dos pré-candidatos, eles contam com o forte apoio do atual prefeito de Guararema e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Adriano Leite, dos atuais vereadores e principais lideranças de Guararema. "Guararema já teve muitas conquistas e não podemos perdê-las. Precisamos mantê-las e ampliá-las. E este é o nosso objetivo", declarou o pré-candidato Zé Luiz.
O anúncio causou grande repercussão nas redes sociais, ganhando apoio via Facebook dos deputados federal Marcio Alvino e estadual André do Prado, que parabenizaram a candidatura. “Vamos unir forças por Guararema”, escreveu Marcio Alvino ao compartilhar um vídeo de Zé Luiz.
Além deste anúncio feito durante a semana, O Jornal O Novo lista os outros pré-candidatos, em ordem alfabética, confirmados para as eleições municipais de Guararema, que são:
Horácio da Silva Vieira, formado em direito e filosofia, concorre ao executivo pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) e procurado pelo Jornal O Novo durante esta última semana, afirma que até o momento ninguém foi escolhido para o ocupar o cargo de candidato a vice-prefeito ao seu lado. Nos últimos dias, o candidato criou uma página no Facebook chamada “Horácio Vieira da Silva Filho” para divulgar seus próximos passos como pré-candidato à prefeitura.
Jessiane Lara, conhecida também como Pastora Jessiane, concorre ao cargo de prefeita pelo Partido Republicanos (antigo PRB) e tem ao seu lado como candidato a vice-prefeito o Pastor Sidclei Vital. Nas redes sociais a pré-candidata tem pedido opinião sobre quais são as principais ideias populares e os grandes problemas de seus bairros e também lançou sua campanha na qual disse que como prefeita poderá ajudar muito mais o povo guararemense “aliando a experiência política que eu já tenho, com o trabalho evangélico que eu venho atuando a 25 anos”.
João Augusto da Silva, memorialista e conhecido como Figueiredo da página Guararema Web TV, é candidato a prefeito pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), tendo como seu candidato a vice-prefeito o arquiteto Paulo Marcelino, filho do ex-prefeito Gerbásio Marcelino. Em seu Facebook Figueiredo informou: “Nossa campanha será simples, mas com vontade de fazer uma nova Guararema, conhecemos os problemas e junto com a população iremos fazer a diferença”.
Natália Americano, que é arquiteta, é a candidata ao executivo escolhida pelo PSL (Partido Social Liberal), ao lado dela quem concorre ao cargo de vice-prefeita é a guararemense ErÍ Neide Dourado. Nas últimas semanas a candidata tem feito lives contando sobre sua trajetória e conversando com outros políticos do seu partido, em uma delas comentou que pretende: “mudar do mais do mesmo para uma administração transparente e fazer com que a política volte a ter sentido”, além disso, ela fez posts sobre como funciona todo o processo de uma eleição municipal e perguntando aos munícipes sobre a qualidade da água dos bairros.
Sobre os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Guararema pelo PSD (Partido Social Democrático), o presidente do partido e vereador, Toninho contou ao Jornal O Novo durante a última semana que ainda não tem nenhuma confirmação de candidatura: “mas se tiver alguém do partido será eu e um vice da região norte que por enquanto é sigilo”, afirmou ele.
Por fim, o presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Lucas Camargo, afirmou ao Jornal O Novo que a confirmação dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito do partido será feita nesta próxima semana.
Segundo as informações divulgadas até o momento, é possível afirmar que Guararema terá sete candidatos ao cargo de executivo, faltando ainda a divulgação dos nomes confirmados pelo PT e pelo PSD. O primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais de 2020 acontecem nos domingos, dias 15 e 29 de novembro, e foram adiados para as datas citadas acima devido a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 18/2020), criada em razão da pandemia no Brasil e no mundo provocada pelo coronavírus.
PSD aguarda prazo final
Em entrevista exclusiva para o O Novo, o vereador Toninho afirmou a possibilidade de ser o candidato ao cargo de executivo, pelo PSD, porém confirmará apenas no prazo final.