Ciesp divulga resultados de emprego industrial em diretorias regionais

Ciesp Jacareí

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgou neste mês a pesquisa "Nível de Emprego Regional", na qual consta o atual resultado de empregos na indústria dos municípios do Estado, que são divididos por diretorias regionais. 
Considerando as 35 diretorias pesquisadas, a análise dos dados referentes ao mês de junho, em comparação com o mês anterior, apresentou resultado positivo em três, negativo em 30 e praticamente estável em duas delas.
Destacaram-se com resultado positivo de emprego industrial as diretorias de Santos (0,47%); Mogi das Cruzes (0,23%) e Marília (0,12%). Guararema integra a regional  mogiana junto de outras sete cidades do Alto Tietê:  Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
Dentre as diretorias com resultado negativo,  estão as de Jaú (-4,43%); Matão (-2,96%); Santa Bárbara d'Oeste (-2,29%); Araçatuba (-1,90%) e Limeira (-1,36%).
A Diretoria Regional do Ciesp em Jacareí, composta também pelos municípios de Igaratá e Santa Branca, informou que o nível de emprego industrial apresentou resultado praticamente estável em junho de 2018. No mesmo período do ano passado, o resultado foi negativo em 0,32%.
Para o diretor do Ciesp Jacareí, Ricardo Esper, a estabilidade na geração de empregos na indústria é resultado da retomada mais lenta da atividade econômica. “Segundo os dados oficiais o desemprego continua elevado e a retomada da atividade econômica está mais lenta que o previsto. A estabilidade na geração de empregos na indústria é resultado dessa lentidão. Acreditamos que nos próximos meses e após o período eleitoral, passada as incertezas, a retomada de empregos tende a ser mais acentuada”, comentou.
Neste último mês calculado, o nível de emprego industrial da diretoria de Jacareí foi influenciado pelas variações positivas de Bebidas (0,48%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas  e Equipamentos (0,12%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região. O resultado foi prejudicado pelas variações negativas dos setores de Produtos Químicos (-0,80%) e Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,22%). 
Apesar da estabilidade de junho, ao longo do ano há um acumulado de -0,49%, que representa uma queda de aproximadamente 50 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -7,19%, uma queda de aproximadamente 1.000 postos de trabalho.
Na Diretoria Regional do Ciesp em Mogi das Cruzes, da qual Guararema faz parte, o nível de emprego industrial apresentou um aumento de aproximadamente 150 postos de trabalho no mês de junho. Neste ano, o acumulado de 6,08% representa um aumento de aproximadamente 3.750 postos. 
No último mês avaliado, os setores que mais influenciaram o indicador total da região foram de Produtos Têxteis (0,86%); Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (0,67%); Produtos Alimentícios (0,61%) e Celulose, Papel e Produtos de Papel (0,47%).

Sobre a Pesquisa
Realizada em parceria entre as Diretorias Regionais do CIESP e o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) FIESP/CIESP, a pesquisa "Nível de Emprego Regional" objetiva acompanhar a evolução do nível de emprego na Indústria Paulista.
Segmentada por ramos da atividade e regionalizada pelas Diretorias Regionais do CIESP, a pesquisa, destaca neste relatório a variável nível de emprego para as Diretorias que estão integradas ao sistema,juntamente com São Paulo - Capital.
A amostra é constituída por aproximadamente 2.700 indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, compreendendo cerca de 1.100.000 empregos.