Guararema

Cidade Natal e todos eventos em 2021 são cancelados

Município aguarda a finalização no Plano Nacional de Imunização deste ano e planeja eventos para 2022

Redação

Publicado

há 2 anos

em

 Cidade Natal e todos eventos em 2021 são cancelados

Prefeitura de Guararema

Em decorrência das medidas de prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Guararema anunciou o cancelamento do evento Cidade Natal 2021. Após ser validada entre diferentes setores da administração municipal, como as Secretarias de Emprego, Desenvolvimento Econômico e da Saúde, a decisão foi anunciada nesta semana pelo prefeito José Luiz Freire, o Zé. 

Da mesma maneira como aconteceu em 2020, a administração municipal informa que o evento, importante para a economia local, acarretará em uma grande circulação de pessoas, especialmente de outros municípios, o que, de acordo com a prefeitura, aumentaria consideravelmente o número de casos, internações e óbitos provenientes da Covid-19. 

Em anos anteriores, como em 2019, o evento chegou a gerar um movimento de cerca de 500 mil pessoas no município, de acordo com dados da administração municipal. Por conta desse intenso fluxo de pessoas, inclusive de caravanas de todo o Brasil, a Prefeitura decretou o cancelamento das festividades natalinas por entender que o evento geraria grandes aglomerações no município. 

“Sabemos da importância do evento Cidade Natal para Guararema, para os empreendedores, para o comércio do município e para a Prefeitura de Guararema. Mas, neste momento de pandemia em que ainda não temos a totalidade da nossa população vacinada, decidimos não realizar o evento em 2021”, explica o prefeito Zé. “É uma decisão difícil, mas é uma decisão pensando na vida dos guararemenses. A vacinação contra a Covid-19 está evoluindo em nossa cidade e esperamos que, em breve, possamos retomar com o calendário de eventos da nossa cidade, inclusive com o Cidade Natal”, completa o chefe do Executivo. 

Segundo a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, a administração municipal já começou a comunicar os comerciantes sobre a decisão e se mantém aberta para que o tema seja tratado entre o poder público e privado.

“Atravessamos no ano passado um momento de muitas incertezas e de dificuldades em diversos setores, inclusive o do comércio. Neste ano, mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19, adotamos a postura de manter a suspensão do Cidade Natal por conta da pandemia. Estamos em contato próximo com os comerciantes do município para explicar a situação e planejar em conjunto o calendário de eventos do próximo ano. Em 2022, teremos a criação de novos eventos como o da Páscoa, o Festival de Inverno mais robusto em parceria com a Associação Comercial, a Festa das Colônias e o Cidade Natal ”, explica o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Marlon Rodrigues.