Bancos precisam se credenciar junto a Prefeitura para receberem pagamentos de tributos

As agências bancárias precisam credenciar os canais de recebimento junto à Prefeitura de Guararema para que possam receber os tributos municipais como IPTU e ISS. A medida atende a uma normativa do Banco Central do Brasil publicada em 2017. 
Nesta sexta-feira (08/03) a Prefeitura publicou em suas redes sociais uma nota de esclarecimento sobre o caso. “A Prefeitura de Guararema esclarece que, assim como a população, solicita providências e está em gestão com agências bancárias para que estas passem a receber o pagamento do IPTU e demais tributos municipais nos caixas com atendimento pessoal”, diz a nota. 
A nota ressalta ainda que o Chamamento Público para este credenciamento está aberto desde 2016, porém, mesmo após uma série de reuniões realizadas entre a Prefeitura e representantes das agências bancárias instaladas no município, não houve interesse por parte delas em se credenciar, alegando falta de espaço físico e a priorização dos serviços on-line, sendo possível receber os tributos apenas pelas plataformas digitais. 
O fato tem gerado insatisfação entre os munícipes que desejam pagar suas contas presencialmente. Até o momento os canais de recebimento dos impostos municipais são os caixas eletrônicos e internet das agências do Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Apenas nas Lotéricas é possível realizar o pagamento presencial. 
A Prefeitura está em tratativas com a agência do Banco Sicredi para que passem a receber os tributos em caixas de atendimento, ampliando as opções para os munícipes e oferecendo mais conforto no atendimento.
“Continuamos em tratativa com as agências e com a Lotérica, que é correspondente da Caixa Econômica Federal, de forma a melhorar as condições de atendimento ao contribuinte que deseja pagar o seu imposto em dia e assim contribuir com o desenvolvimento do município”, finalizou o comunicado da Prefeitura.
Pagamento 
O vencimento das parcelas do IPTU ocorre sempre no dia 10 de cada mês. Quem optar pelo pagamento à vista possui 5% de desconto no valor total do imposto.
Para os contribuintes que não efetuarem o pagamento das parcelas até a data de vencimento mensal será necessário pedir a segunda via do boleto que pode ser feita sem custos no site da Prefeitura de Guararema (www.guararema.sp.com.br), já para quem optar por solicitar a emissão da segunda via no prédio da Prefeitura deverá pagar uma taxa. A medida também vale para o pagamento de outros impostos da administração pública como o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e recolhimentos de taxas.