Guararema

Atleta guararemense disputa tradicional Copinha SP pelo Tupã

Atacante Carlos Augusto, o Ca9, a acumula experiência em diversas equipes e demonstra potencial rumo ao profissional

Adriano Leite

Publicado

há 1 mês

em

Atleta guararemense disputa tradicional Copinha SP pelo Tupã

Foto: Divulgação

Guararema contou com um representante na Copinha São Paulo de Futebol Júnior, a grande vitrine do futebol de base nacional que em sua 54a edição teve a participação de 128 times de todos os Estados brasileiros. Carlos Augusto, o Ca9, de 17 anos, é um talento guararemense que atua como atacante e defendeu as cores do Tupã, que na primeira fase compôs o Grupo 9 ao lado do Atlético-GO, Guarani e Operário-PR.
Com apoio do seu agente de futebol, Cícero Martins, da TC Sport, Ca9 teve a ótima oportunidade de entrar em campo e absorver a experiência fundamental da competição que sempre revela muitos craques de alto nível. Embora jovem, o atacante já atuou por diversos times de futsal e futebol, nas categorias de base pelo Cruzeiro, Omega, Mogi e também pelo Botafogo de Guaianases, da Capital, no qual foi artilheiro e chegou na final da Copa Negritude, forte torneio organizado pela Liga Esportiva de Futebol.
A região do Alto Tietê marca presença todos os anos na Copinha, inclusive com a participação de clubes filiados à Federação Paulista. Na edição 2024, União (Mogi), USAC (Suzano) e Aster (Ita- quá) foram os representantes, com destaque para a histórica campanha da equipe de Arujá, que mandando jogos no Campo do Brasil, avançou em primeiro do Grupo 23, deixando pra trás o Sport, Santo André e Cruzeiro-AL, e na fase eliminatória passou Oeste, Palmeiras (atual bicampeão) e Atlético Guaratinguetá, chegando de maneira surpreendente e com méritos nas quartas-de-final em sua primeira participação (enfrentaria o Flamengo em duelo por vaga na semi não finalizado até fechamento desta Coluna).
Ao desbancar o favorito Palmeiras por 1 a 0, em Barueri, o Aster se transformou em sensação do torneio, despertando interesse de toda imprensa. Fundado há menos de um ano, o clube-empresa é comandado pelo Grupo Aster, responsável também pela gestão do Aster Brasil, da Segunda Divisão do Espírito Santo. O projeto tem foco inicialmente nas divisões de base, com intuito de chegar ao profissional nas próximas temporadas. E os primeiros passos estão sendo sólidos, com o título invicto da Copa Ouro Sub 20 no ano passado e a excelente campanha na Copinha – a melhor de um time do Alto Tietê na história da competição, pois anteriormente o melhor desempenho era do ECUS (Suzano) que chegou às oitavas em 2005.
Já os outros dois representantes da região decepcionaram mais uma vez. O União de Mogi foi eliminado na primeira fase com três derrotas, incluindo goleada de 9 a 0 diante do Cruzeiro, assim como o USAC de Suzano, que também não pontuou e levou 5 a 0 da Portuguesa-SP.

Jornalista apresentador do Programa Conexão Esportiva; Prefeito por 2 mandatos de Guararema/SP; atual Secretário Executivo do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê