Entrevistas
Tia Gê fala sobre sua participação no reality show “Merendeiras do Brasil”
Em entrevista, ela comentou sobre as experiências que viveu no programa

O reality show “Merendeiras do Brasil” chegou ao fim no dia 30 de junho e contou com a participação de 15 Auxiliares de Desenvolvimento de Educação (ADE). Entre elas, Geralda de Oliveira Leite Silvano, a Tia Gê, de Mogi das Cruzes, conquistou o quarto lugar no programa realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Mogiana, a tia Gê trabalha há 16 anos na Secretaria de Educação, sendo 15 destes na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó. Confira abaixo uma entrevista exclusiva com a ADE sobre a sua participação no programa:
O Novo: Para você, como foi ser escolhida para participar do “Merendeiras do Brasil”? Como foi entrar no reality show?
Tia Gê: Fui a mais votada na rede e, assim, selecionada entre as ADEs para participar do reality Merendeiras do Brasil. Só chegando em Brasília é que fiquei sabendo que seria um reality, eu e mais 14 participantes. Bateu um frio na barriga [risos].
Viajamos para Brasília no dia 6 de março, e, no dia 8 de março, foi a abertura do programa em rede nacional. No dia 9 de março, viemos a São Paulo para a gravação do programa em si.
O Novo: Comente sobre a sua trajetória dentro do reality, como foi o processo até a final em Brasília
Tia Gê: No primeiro dia eu preparei a receita que escolhi, com o nome de "shimoji", que foi uma homenagem a Mogi das cruzes.O escondidinho de purê de batata inglesa recheado com strogonoff de shimeji e proteína de soja.
Nos demais dias preparei os pratos com ingredientes fornecidos pelo programa seguindo as normas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação), que deveria conter proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, para que a criança receba uma alimentação adequada e balanceada.
Foi muito tenso porque foram gravados os 8 episódios, então era um dia após o outro, a semifinal e final foi gravada no mesmo dia. Então, [eu] mal recuperava de uma emoção e já vivia outra totalmente diferente com novos desafios.
O Novo: Como você se sente representando Mogi das Cruzes na competição?
Tia Gê: Eu não consigo mensurar o prazer e a satisfação, a honra de representar Mogi, porque hoje é a cidade que eu nasci e cresci.
O Novo: Na sua profissão, como é o contato com os alunos? Como você vê a sua relação com eles?
Tia Gê: O meu contato com os alunos é maravilhoso. É uma troca de amor porque quando a gente trata as crianças e as pessoas com amor, é tratado com amor também. Então só recebo isso: carinho e carinho
O Novo: Agora, reconhecida como uma das melhores do Brasil, como você vê a sua profissão e a sua rotina na escola?
Tia Gê: Eu não tenho essa pretensão de ser a melhor. Eu vejo tantas ADEs que, como eu, trabalham com dedicação, com carinho, preparando a alimentação com tanto cuidado para as crianças. Eu apenas quero continuar fazendo o meu melhor para as crianças e para todos que estão à minha volta.