Entrevistas

Cantor guararemense Rafael Alves se prepara para o lançamento de novo disco

Cantor guararemense Rafael Alves se prepara para o lançamento de novo disco

Rafael Alves está de volta em conversa com o jornal O Novo! Dessa vez ele vem para falar sobre o lançamento de seu novo trabalho, o EP que foi batizado de "Faces". As músicas trazem histórias que se assemelham ao que estamos acostumados a ver no nosso cotidiano, principalmente sobre temas relacionados ao amor. O lançamento do EP acontece no dia 28 de setembro e promete, através da delicadeza característica do cantor, nos levar a reflexões de coisas que muitas vezes deixamos passar. Rafael contou ainda em detalhes de como foi produzir mais um disco de sua carreira, e quais são as expectativas para o tão esperado lançamento.

 

O que esse novo projeto traz de diferente em relação ao anteriores?
"Considero que este CD está numa fase mais madura, não só enquanto pessoa, como também, enquanto artista. Os arranjos das músicas, a escolha dos músicos para gravar, todo o processo de mixagem e masterização, tudo foi muito bem pensado para oferecer algo realmente diferente do que já apresentei" 


O projeto teve parceiros? Como foi o processo?
“Tive o prazer de ter várias pessoas talentosíssimas contribuindo para o melhor resultado deste trabalho. Vou aproveitar o espaço para agradecer! 
Benigno Sobral (contrabaixo), Diego Sanches (bateria) e Jacó Kelm (teclados) foram as pessoas que gravaram comigo! Só agradecimento pelo profissionalismo e empenho de todos eles, pois este disco seria infinitamente menor sem a contribuição deles.
Danilo Santana também foi uma pessoa que contribuiu muito para esse trabalho. Danilo é pianista, baiano, e se tornou um grande irmão. Já tocou com muitas pessoas, além de conhecer muito de música, e me ajudou oferecendo referências, auxiliando com ideias de arranjo. Sou muito grato por ter um amigo como ele, além da admiração musical!
Pedro Pimentel, guitarrista, produtor e engenheiro de áudio também mora em Guararema, e foi o responsável por toda edição, mixagem e masterização do CD. É um trabalho minucioso que ficou 100%! Só gratidão!
Davi Calil foi o responsável pelo projeto gráfico, e pensou em todo design da capa do disco. Receber este desenho de um cara que eu vi desenhar aos dez anos de idade foi, no mínimo, esplêndido. Assim como os outros, também é um camarada muito massa!
Filipe Guedes é amigo meu e também contribuiu enquanto espectador, designer das artes de divulgação, e também me ajudando na estratégia de marketing. Trabalho com ele há muitos anos, e sei da sua competência e da pessoa que ele é! Obrigado Guedes!"


Quais os temas abordados nas novas músicas?
"Cada música tem sua história. Existem músicas que são de histórias que aconteceram comigo, assim como existem histórias que eu simplesmente imaginei e que não tem uma relação direta com a minha vida pessoal. Em sua maioria, as músicas falam de um tema inerente à vida das pessoas: o amor. Vejo que, diferente do funk, eu tento falar do amor, de relacionamentos, do sexo de uma maneira poética não tão literal, usando de analogias que tragam uma interpretação única à cada pessoa. Ainda sim tento me utilizar de recursos que sejam compreensíveis ao maior número de expectadores.
Falar de algo tão comum e que já foi falado por tantos grandes nomes da música é uma responsabilidade, porém, encontrar um expectador que se identifica com algo que você escreveu é muito gratificante!"


Quando o novo disco estará disponível?
“O CD estará disponível no show de lançamento, que será no dia 28 de setembro no Parque de Lazer Prof. Deoclésia de Almeida Melo, às 20h"


quais plataformas digitais o disco estará disponível?
“Após o show de lançamento, o EP será direcionado para todas as plataformas digitais, incluindo Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros. O CD físico também estará em alguns estabelecimentos da cidade para serem adquiridos."


Como está a expectativa nesse  trabalho?
“A expectativa é sempre boa para um novo trabalho, pois você realmente acredita que fez um bom trabalho. Pude observar que muita gente apoia a ideia do EP, haja visto que no primeiro dia de divulgação do mesmo, foram mais de cem compartilhamentos no facebook, mais de quarenta compartilhamentos no instagram".