Educação

No dia dos professores, profissional conta sobre os desafios da educação infantil em meio a pandemia

Com o ensino de forma online, a rotina dos professores tem mudado muito

Larissa Carolina

Publicado

há 4 anos

em

No dia dos professores, profissional conta sobre os desafios da educação infantil em meio a pandemia

Reprodução

Em tempos de pandemia, o trabalho dos educadores se tornou ainda mais difícil. Professores de todo o Brasil tem buscado formas de inovar e levar um conteúdo bom a seus alunos, para que eles aprendam cada vez mais, mesmo de forma online.

Simone Silva, professora da educação infantil, relata sobre a sua rotina antes do vírus ''Sou professora de educação infantil, e trabalho com crianças bem pequenas de um a dois anos de idade, o que faz com que o nosso trabalho seja sempre através de brincadeiras e interações''.

A profissional conta que depois da pandemia, a sua rotina está sendo totalmente diferente. Por estar trabalhando em casa e os seus alunos serem muito pequenos, o foco tem sido o atendimento às famílias que ela tem ajudado através de propostas de atividades para os estudantes, de forma fácil de ser feita em casa, ou até mesmo com qualquer dificuldade que possa surgir. ''Nada substituí o olho no olho, o contato com as nossas crianças que é sempre muito bom'', diz pedagoga.

A professora relata que no seu caso, o ensino online tem dificultado as coisas. ''Não é bom, por não ser adequado a faixa etária que eu atendo. Por esse motivo, as nossas propostas são sempre de experiências nas quais as famílias devem realizar com as crianças, evitando o uso de equipamentos eletrônicos, pois o uso de telas pode ser prejudicial à saúde dos alunos. O ensino à distância vai totalmente contra os princípios da educação infantil''.

Simone fala que os professores tem buscado inovar cada vez mais para o aprendizado das crianças. ''Procuramos inovar a cada proposta elaborada, é sempre um desafio propor experiências que sejam interessantes e de fácil entendimento dos pais dos alunos. Nós propomos uma leitura diária (narradas pelas professoras), e os materiais utilizados nas atividades são de fácil acesso, como materiais reciclados e elementos da natureza'', finaliza.