Guararema é líder da região no ranking do IOEB

Índice analisa as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios para garantir melhores oportunidades para o sucesso educacional

Vitoria Mikaelli

No levantamento de 2021 do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) do Alto Tietê, que é integrado por 11 municípios e da Região da Grande São Paulo, integrada por 39 municípios, Guararema ficou em primeiro lugar no ranking. O município ficou com nota 5,7, a mesma do Estado de São Paulo (que obteve a maior nota do Brasil, no comparativo com os demais Estados) e acima do patamar nacional (nota 5).

Levando em conta dados que indicam a qualidade do ecossistema de Educação de um determinado território, o índice analisa as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios para garantir melhores oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 "O IOEB engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as Redes Educacionais que estão presentes no Município: Estadual, Municipal e Privada. Enquanto responsáveis pela Rede Municipal de Ensino, nossa contribuição para o alcance desse resultado pode ser resumida em trabalho", explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. 

"Trabalhamos para ofertar formação continuada a todos os Profissionais da Educação, que tem se traduzido no alcance de um IDEB histórico para a cidade (7,2 - última apuração). Oportunizar Educação de qualidade é a nossa grande meta", completa.

O IOEB é construído a partir da combinação de indicadores que se mostraram estatisticamente significativos para sintetizar o conceito de oportunidades educacionais ofertadas como os indicadores de resultado educacional (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)) e os indicadores de insumos e processos educacionais (escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores; matrículas do Ensino Médio e taxa de atendimento na Educação Infantil nas redes públicas).

IDEB

Outro importante índice que avalia a qualidade do ensino dos municípios é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que também é utilizado para apuração de outros, como o próprio IOEB.

Guararema também foi destaque regional por conta de sua boa avaliação no IDEB - Ensino Fundamental - anos iniciais. Com a nota 7,2, o município figurou na primeira colocação do ranking do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Além disso, Guararema foi a segunda colocada de toda a Grande São Paulo.