Educação

Enem 2022: aumentam os inscritos no Alto Tietê

Foi calculado a participação de 16.546 inscritos na região; a prova acontece neste final de semana (13) e no próximo (20)

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Enem 2022: aumentam os inscritos no Alto Tietê

Os alunos participantes não podem portar nenhum tipo de aparelho eletrônico durante a realização do exame nacional/Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Acontece neste domingo (13), a primeira etapa da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi calculado a participação de 16.546 inscritos da região do Alto Tietê. O número indica um aumento de 11,2% se comparado ao ano passado, no entanto, os indicadores mostram que esse valor ainda é baixo, se conferido ao período antes da pandemia da Covid-19.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019 foram totalizados 34.215 inscritos; em 2020 atingiu 40.006; e em 2021 chegou a 16.546.

As cidades prontas para aplicarem a prova são Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Santa Isabel. Agora, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema não irão desempenhar o exame. Importante destacar que o mesmo é distribuído para todos o país.

Dentre elas, a que obteve o maior número de candidatos foi Itaquaquecetuba, calculado em 35% a mais, com relação ao ano de 2021. Já Mogi das Cruzes apresentou um resultado mais baixo, com uma diferença de 3,4%.

Em continuidade, Arujá teve um aumento de mais 16%, Ferraz de Vasconcelos com mais 17%, Suzano apresentando uma alta de mais 18,1% e Santa Isabel com mais 10,8%. Poá foi a cidade que apresentou uma queda, tendo apenas 0,27% mais candidatos para a realização do exame nacional.

A equipe do O Novo entrou em contato com Manoela Oliveira, residente em Ferraz de Vasconcelos e que é técnica de enfermagem. A mesma irá participar do exame e contou um pouco sobre as suas expectativas. “Eu não vou negar que estou aflita, mas isso é natural de qualquer prova. A expectativa é que eu passe.”

Questionada, Manoela contou quais foram os métodos utilizados. “Eu fiz um bom cronograma de estudos, ou seja, eu assisti vídeoaula, realizei simulados e até um treinamento para redação.”

“É uma fase que exige muito estudo e comprometimento e, com certeza, eu consegui concluir essa etapa”, destaca.

Por fim, ela relata como o Enem pode auxiliar na sua trajetória. “Ele pode me ajudar a passar na faculdade dos meus sonhos, que é de medicina, ou me dar um desconto no valor da mensalidade.”

Enem 

O exame acontece neste dia 13 e se repete no próximo domingo (20). Primeiro os inscritos farão a prova de linguagens, ciências humanas e redação. Já no segundo dia, de matemática e ciências da natureza. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.