Verão é a estação que mais exige cuidados com a saúde!

A estação mais quente do ano já começou e veio com tudo em 2019, temperaturas altíssimas são registradas em todos os estados do país, combinando com a época de férias o verão é a época mais aguardada pela maior parte da população.
Pensando na melhor forma de aproveitar a combinação de férias, festa, descontração, lazer e sol, muito sol, a maioria das pessoas escolhe a praia como destino, com o sol intenso e as altas temperaturas, a população deve tomar alguns cuidados.
Especialistas recomendam o uso constante do protetor solar, mesmo em outras estações do ano, o uso deve ser redobrado no verão, o correto é que o produto seja aplicado a cada duas horas e deve ser repassado toda vez que a pessoa entrar na água, seja está doce ou salgada, o protetor deve ser de fator mínimo 15 e tanto adultos quanto as crianças, principalmente, devem usar.
Nosso organismo é composto em sua maior parte por água e no verão perdemos uma quantidade grande de líquido, por este motivo, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, é comum vermos pessoas desmaiarem de calor nessa época do ano, isso acontece, pois perdemos muitos eletrólitos e outras substâncias essenciais em nosso suor. Uma dica que te dou leitor, é que evite transportar sua água em garrafas pet transparentes, sei que são as mais comuns, porém a luz solar sobre este material pode ocasionar em alguns problemas de saúde para quem consome essa água, se puder transporte sempre em garrafas de vidro e de preferência escuras.
Outro lembrete muito importante é sobre o acondicionamento dos alimentos, com as temperaturas elevadas os mantimentos se degradam mais rápido, então tente sempre guardar em local fresco e refrigerado.
Além de todos esses cuidados, evite se expor muito ao sol, especialmente em horários inadequados como das 10h às 17h, para quem for nadar em praias, rios, lagos ou represas esteja sempre atento às placas que orientam sobre as condições do local, é comum as mortes por afogamento aumentarem drasticamente no verão.
As mortes por afogamentos em 2019 já superam as de 2018 em municípios do Alto Tietê, o jornal O Novo trouxe uma matéria completa sobre isso que você pode conferir na página 04.