por Mirela Rodrigues

Preço alto pago pelo preconceito

Mirela Rodrigues

Publicado

há 5 anos

em

Preço alto pago pelo preconceito

Já parou para pensar no que pode acontecer com a sua vida por conta de um preconceito totalmente dispensável? Às vezes é difícil acreditar que existem mesmo homens que deixam de cuidar da própria saúde por conta disso e podem pagar um preço alto. 
Neste mês temos a campanha Novembro Azul, realizada por diversas entidades especialmente aos homens, com intuito de conscientizar a respeito de doenças masculinas, dando ênfase à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina. 
Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Apesar da grande incidência, ainda há uma luta constante para alertar essa população sobre o risco, pois existe o mito de que o exame a ser realizado - de toque retal - afeta a masculinidade. Pois é, até a própria saúde pode ficar abaixo do machismo em nível de importância. 
Neste contexto, perspectivas culturais ganham destaque e podem fazer com que o homem esqueça o risco da doença e se preocupe mais com a reação das pessoas de seu convívio social, com o peso que o diagnóstico tem para a sociedade. Considerando que este é um problema a ser resolvido, a mídia passa a ser um recurso importante para contornar a situação, ainda mais em período de campanha ao redor do país. 
Em pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia em novembro de 2015, foi constatado que 76% dos homens têm consciência sobre o câncer de próstata, mas apenas 32% realizam o exame. A resistência ao exame preventivo reduz as chances de diagnóstico precoce e prejudica o processo de cura. O Governo do Estado de São Paulo afirma que quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la. 
Homem, deixe o preconceito de lado e preocupe-se com a saúde. Sua vida é o que está em jogo!