Cultura

Documentário ''O dilema das redes'' mostra outro lado das redes sociais mais usadas no mundo

Produção da Netflix tem gerado grande repercussão na internet

Larissa Carolina

Publicado

há 4 anos

em

Documentário ''O dilema das redes'' mostra outro lado das redes sociais mais usadas no mundo

Divulgação

O novo sucesso da Netflix, lançado em setembro, tem repercutido muito nas mídias sociais. O documentário conta com profissionais que trabalharam nas redes sociais mais conhecidas atualmente, como profissionais do Pinterest, Google e Facebook, e mostra que somos o grande ''produto'' de tudo isso. Além disso, aborda assuntos como a polarização política, fake news e discurso de ódio.

De acordo com as estatísticas, em 2020 a rede social mais usada foi o Instagram. O Instagram stories conta com 500 milhões de usuários ativos diariamente e 91% desses usuários acessam as redes sociais através dos dados móveis. O documentário retrata exatamente essa realidade, através de uma família que é mostrada em momentos como um jantar, onde a mãe tenta prender a atenção dos filhos e não consegue.

O documentário nos mostra como tudo nas redes sociais é pensado e calculado para atrair a nossa atenção, pois quanto mais tempo passamos nas redes sociais, mais somos expostos a anúncios de produtos, o que nos leva a consumir cada vez mais.

Outro fator é a padronização dos conteúdos. As mídias sociais sempre têm aquilo que gostamos e aquilo que pesquisamos. É como se ficássemos limitados a uma única visão de mundo, sem ter acesso a opiniões contrárias, o que afeta o nosso modo de pensar e viver em democracia.

O filme nos ensina o lado negativo que a tecnologia pode causar, mas não é como se ela fosse limitada apenas a esse lado negativo. Ao final do filme alguns desses especialistas dão dicas de como melhorar o uso da internet, sem acabar nos prejudicando, como, por exemplo, seguir as pessoas que tem a opinião contrária da sua, assim você não fica limitado a uma visão só.